O silo trincheira tem como principal característica a vala no chão. A cobertura é feita com lona plástica e para impedir a entrada o contato de oxigênio com o material, utiliza-se terra e areia. Pneu também pode ser boa opção. É usado na pecuária, devido a facilidade do manejo, desde que o gado fique próximo ao local.
Ao pensar no planejamento da construção de um silo trincheira, 3 aspectos importantes devem ser considerados: 1° Taxa de desabastecimento, no mínimo 30 cm por dia (0,3m/dia para facilitar os cálculos); 2° Estabelecer a altura das paredes que a trincheira terá; 3° Volume de silagem a ser utilizado diariamente.
O tamanho ideal do corte deve ser de 1 a 2 cm para qualquer forrageira a ser ensilada. É necessário um tamanho menor do corte para forragens mais secas, quando comparadas com forragens mais úmidas.
O cálculo para silos cilíndricos depende da fórmula (π x r2) e multiplicá-la pela altura do silo. Exemplo: Um silo com raio de 1,5 m (r) e 10 metros de altura (A), seu volume será: Área da face do silo: π x (1,5 m)2 = 3,14 x 2,25 m2 = 7,07 m2. Volume total do silo: 7,07 m2 x 10 m = 70,70 m.
Por não ter tampa, o silo deve ser construído numa área coberta, como um galpão. Ele deve ser feito de alvenaria armada (tijolos, argamassa e ferro). Na lateral fica um ventilador, que tem o motor acoplado diretamente no eixo (motor do tipo axial), utilizado para fazer a ventilação forçada dos grãos que vão secar.
Secadores cascatas e fluxos cruzados Na prática, eles descem entre as calhas e o ar aquecido passa entre as camadas de grãos, diminuindo a umidade de maneira uniforme.
Objetivos do cargo de Operador de Secador Operar equipamento secador próprio para tratamentos químicos e afins, aquecendo líquidos ou sedimentos, manejando os dispositivos de controle e aquecimento, para eliminar a água ou os líquidos voláteis dos materiais.
No método tradicional utiliza-se uma fornalha que libera ar quente para a secagem. Com temperaturas muito altas o processo se torna mais rápido, mas os grãos perdem vitaminas e proteínas, além de entrarem em contato com a fumaça.
O armazenamento de grãos deve ser realizado com algumas exigências. Na lista consta que o local deve ter boa ventilação, piso ou extrato, ser coberto, de preferência com proteção física anti-ratos e devidamente fechado. Os grãos e sementes podem ser extremamente duráveis, mas são também altamente perecíveis.
silo 2 s. m. || (des.) tulha subterrânea ou covão em forma de tulha, onde guardavam os trigos, forragens verdes, etc. || (Mod.) Grande depósito, metálico ou de cimento, para armazenar cereais, forragens, etc., provido em geral de aparelhamento para carga e descarga.
Lugar onde se armazena alguma coisa: 1 armazém, almoxarifado, celeiro, silo, estoque, banco, entreposto, repositório, retém, arquivo, paiol, tulha, arsenal, trapiche.
O Armazenagem a granel é uma solução criada para PISTELLI PELZ para armazenagem da safra de grãos. ... Em volume de armazenagem, o galpão inflável para armazenagem a granel, pode chegar a 100%, dependendo do uso.
A pré-limpeza antecede o processo de secagem. É a fase em que são retiradas dos grãos as impurezas que podem retardar o processo de secagem, acelerar o surgimento e desenvolvimento de microorganismos e facilitar a proliferação de insetos.
um ano
9 Dicas importantes no armazenamento de sementes de soja
quatro dias
1- É possível secar sementes de soja em secador intermitente utilizando temperatura do ar de secagem de 80 °C; 2- A velocidade de secagem de sementes de soja em secador intermitente atinge 1,2 pp/hora.