O objetivo do programa era atender a exploração e o escoamento da produção mineradora e siderúrgica e atuar como catalisador para o desenvolvimento regional, Por outro lado, o projeto provocou conflitos indígenas, invasão de terras indígenas e quilombolas, superexploração das florestas e dos trabalhadores.
Entre 1957 e 1998, a empresa Icomi extraiu cerca de sessenta milhões de toneladas de minério de manganês da mina de Serra do Navio, no estado do Amapá. Desde a sua abertura, essa mina ajudou a colocar e a manter o Brasil entre os dois ou três maiores produtores mundiais de minério de manganês.
O artigo analisa a história de meio século de exploração do minério de manganês na Serra do Navio, Amapá, Brasil, na segunda metade do século XX, pela Indústria e Comércio de Minérios S.A. (ICOMI).
Implantaram-se a mina de minério de manganês, com as vilas dos empregados e muitas instalações para a preparação primária do minério para o transporte e a estrada de ferro para ligar a mina com o Porto de Santana, construído e balizado exclusivamente para a exportação do manganês.
A exploração do manganês da Serra do Navio, no Amapá, foi a primeira experiência de mineração industrial na Amazônia. O empreendimento foi conduzido pela Indústria e Comércio de Minérios S.A. (ICOMI), que se instalou na região na década de 50 do século XX.
Significado de Manganês substantivo masculino Metal acinzentado de símbolo Mn, número atômico 25, massa atômica 54,9380, muito duro e quebradiço, existente na natureza em estado de óxido. (É usado principalmente na fabricação de aços especiais.).
Como já citado acima o ouro e madeira, são os principais produtos exportados pelo estado amapaense. A soja aparece como o 3º produto mais exportado pelo estado do Amapá e gerou no ano US$ 8,73 milhões. Note que a Soja está na lista dos Principais Produtos Exportados pelo Brasil.
A economia do Amapá está diretamente ligada a agricultura, pecuária, mineração, indústria e serviços. A participação do Amapá para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, em 2008, foi de 0,2%. Já para a região Norte, sua colaboração é de 4,5%. Na mineração, o estado também possui grande potencial.
As principais atividades econômicas do Amapá são o extrativismo mineral e vegetal. A economia é mercada pela extração de castanha-do-pará, palmito e madeira. São abundantes as riquezas minerais, com destaque para o ouro, manganês, calim e granito. No setor agropecuário, há produção de arroz e mandioca é significativa.
A pesca no Estado do Amapá caracteriza-se pela influência da sazonalidade do ciclo das chuvas, tendo como alvo, espécies de origem marinha (pescada amarela, gurijuba, etc.), durante a estação seca e espécies estuarinas da bacia amazônica (dourada, filhote, etc), durante a estação chuvosa.
O Amapá se destaca no cenário nacional por ser o estado mais bem preservado ambientalmente. A implantação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), em 1995, proporcionou o desenvolvimento de atividades econômicas associadas à preservação ambiental.
região Norte do Brasil
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil