Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
É um requisito primordial para as escadas principais, Deve haver uma altura mínima livre entre os degraus e o piso superior de 2,06 m, Nas secundárias a altura livre mínima é de 1,93 m. Alturas dos espelhos entre 19 e 20 cm são considerados adequados.
5.
80 cm e 92 cm
80 a 92 cm
Como determinar a altura do guarda-corpo? A altura mínima do guarda-corpo deve ser considerada entre o piso acabado e a parte superior do peitoril, ou seja, entre o local onde a pessoa pisa e onde ela pode apoiar as mãos. De acordo com a ABNT/NBR 14718, essa distância deve ser de 1 100 mm, conforme a figura 1.
Quando a mureta tem mais de 10 cm e menos de 45 cm de altura, os guarda-corpos precisam ter 90 cm de altura, acima da mureta. Se a mureta tiver acima de 45 cm, os guarda-corpos terão que ter 1 m a partir do piso.
1,1 metro
A NBR-9077 estabelece que a parte de cima do Guarda-Corpo (com corrimão ou simplesmente o peitoril) deve suportar uma carga uniformemente distribuída de 730 Newtons por metro. É mais um menos o peso de uma pessoa (74 kgf) dependurada em uma corda. Isso, se o guarda-corpo tiver apenas 1 metro de comprimento.
18.
Qual melhor madeira para fazer um guarda corpo? Pode ser feito tanto com madeiras nativas como uma Garapeira ou Cumaru, como o Eucalipto Tratado em Auto Clave, sendo esse ultimo o único com garantia de 15 anos contra apodrecimentos e cupins.
Os vidros mais indicados para este tipo de procedimento é o vidro temperado, laminado ou o temperado com a película de segurança. Entretanto, quando falamos de sacada de vidro em casas a escolha sobre o material é mais flexibilizada podendo ter mais de uma opção indicada pelo profissional.
Assim como o vidro temperado, o vidro laminado também é considerado um vidro de segurança. Este tipo de vidro é composto por duas – ou mais – placas de vidro unidas por uma – ou mais – camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB).
Como identificar o vidro laminado? Abaixe o vidro e observe a faixa na parte superior, se haver uma “linha” entre as duas espessuras de vidros, é a lamina, a diferença é que o vidro comum não tem essa divisão aparente.
O temperado é considerado um vidro de segurança, sendo muito utilizado em janelas, portas, vitrines, boxes de banheiro, fogões e divisórias. ... No caso do laminado, ocorre a união de duas ou mais placas, as quais podem ser de vidro comum ou temperado.
Como saber se o vidro é temperado?
Possui baixa resistência mecânica, sendo mais frágil e quebradiço que os demais. Ao se quebrar, o vidro comum espalha pedaços pontiagudos e cortantes. O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o comum suportando ventos. Caso seja quebrado, não forma cacos pontiagudos, mas pedaços menores e arredondados.
O vidro recozido ou vidro comum suportar diferenças de temperatura por volta de 50° a 60° C. O vidro temperado suportar diferenças de temperatura, de uma face para a outra, por volta de 200° a 300° C.