A criação do símbolo para o zero se deu por volta do século 5 d.C. Ela ocorreu quando os hindus passaram a representar as quantidades utilizando-se os próprios algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e o princípio posicional sem a utilização do ábaco.
Ainda dentro da Antiguidade há uma divisão, indicando uma Antiguidade Oriental, que abarcaria a área geográfica formada pelo norte da África e a Ásia, onde surgiram as sociedades da Mesopotâmia, como os babilônios e sumérios, ou mesmo os egípcios em torno do rio Nilo, na África.
De um modo geral, a sociedade na Idade Antiga era caracterizada por ser extremamente primitiva, na qual a população (camponeses, em sua grande maioria) vivia basicamente a partir de atividades como a pesca e o cultivo de alimentos.
O surgimento da escrita cuneiforme é o marco que inaugura a Idade Antiga. Uma vez que entendemos a periodização da história, podemos focar-nos no período da Idade Antiga. Esse período também é conhecido como Antiguidade e, cronologicamente, estendeu-se de 4000-3500 a.C. até 476 d.C.
As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas. ... As cidades gregas eram centros comerciais, religiosos, políticos e artísticos, com autonomia organizacional em relação às demais.