Como calcular
O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...
Os 3 protocolos de Avaliação Física do sistema Nexur
O protocolo mais completo possui as seguintes dobras: tríceps, bíceps, peitoral, subescapular, axilar media, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. Por volta de 1930 um compasso de espessura foi usado para se medir gordura subcutânea em alguns locais do corpo humano, com relativa precisão (Katch & McArdle, 1996).
As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa.
Tendo a medida dessas pregas você irá calcular a densidade corporal (DC) pela seguinte fórmula: DC (g/cm³) =1,112-0,x (soma 7 Dobras) + 0,x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,x (Idade)
MÉTODO DAS 4 DOBRAS CUTÂNEAS JACKSON/POLLOC Equação para homens: % de Gordura Corporal = (0.
Para calcular a sua estrutura óssea divida a sua altura (cm) pela circunferência do pulso (cm) e observe a tabela 1.
Basta calcular: Por exemplo: uma pessoa de 100 kg com 1,80m de altura faria os cálculos da seguinte forma: IMC = 100/ 1,80×1,80 = 30,86. Os dois homens da figura têm a mesma altura e o mesmo peso, ou seja, se formos calcular o IMC deles, o resultado seria igual, já que a fórmula só considera essas duas variáveis.
Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.