Gases comportam de maneira diferente do que os sólidos ou líquidos fazer. Por exemplo, o volume de um gás pode mudar devido à pressão, mas o volume de um sólido ou líquido em geral, não pode. As leis dos gases descrevem como as variáveis como pressão, volume, e a temperatura afetam o comportamento dos gases.
Por que os gases são compressíveis? Sabendo que os gases (ao contrário dos líquidos e sólidos) não têm volume fixo, com um aumento de pressão podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume.
Resposta. Resposta: Sabendo que os gases (ao contrário dos líquidos e sólidos) não têm volume fixo, com um aumento de pressão podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume. Os gases são compressíveis porque há muito espaço entre as partículas que os compõem./span>
No estado líquido o volume é definido e a forma é a do recipiente. Figura 2: Água na sua forma natural. ... Por este motivo, elas se movimentam livremente em todas as direções, fazendo com que os gases não apresentem forma definida e ocupem sempre o volume total do recipiente onde estão contidos.
Os corpos no estado líquido não mantém uma forma definida, mas adotam a forma do recipiente que os contém, pois as moléculas deslizam umas sobre as outras. Na superfície plana e horizontal, a matéria, quando em estado líquido, também se mantém na forma plana e horizontal.
Para entender, pense no caso de precisarmos identificar certo líquido incolor. Não bastaria medir o seu volume, pois 1 litro, por exemplo, pode representar o volume de diversos materiais, poderia ser 1 litro de água, 1 litro de álcool ou 1 litro de vários líquidos letais que possuem a mesma aparência da água.
O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume.
Todo liquido puro apresenta determinadas propridedades como ( pressão de vapor, ponto de ebulição, ponto de solidificação e pressão osmótica(capacidade de atravessar uma membrana porosa). Porém quando um soluto não é volátil e dissolvido nesse liquido,essas propriedades se modificam./span>
Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
As moléculas de um líquido apresentam maior liberdade de movimento do que as de um gás, devido à sua fluidez. Sendo assim, a sua forma vai depender do recipiente em que está confinado e seu volume será constante, é diferente do gás, que ocupa todo o recipiente onde se localiza e não tem volume fixo.
Solidificação (passagem do estado líquido para o estado sólido); Vaporização (passagem do estado líquido para o estado gasoso ou vapor); Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida.
( ) Quando penduramos roupas molhadas no varal, notamos que após algum tempo elas secam. Nesse caso a água mudou do estado líquido para o estado gasoso. ... ( ) O ar que está a nossa volta sempre possui um pouco de água no estado líquido: é o vapor d'água, invisível a nossos olhos.
Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
Ex.: a água vai solidificar (gelo) quando chegar a temperatura de 0ºC (PS). VAPORIZAÇÃO: passagem do estado líquido para o estado gasoso, com aumento de temperatura ou diminuição de pressão. A vaporização pode ocorrer de três formas diferentes: evaporação, ebulição e calefação.