EQST

Quais As Caractersticas Do Sistema De Capitanias Hereditrias?

Quais as características do sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. ... Basicamente eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários e cuja posse era passada de forma hereditária.

Como funcionava o sistema de capitanias hereditárias Brainly?

Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares ( nobres com relação com a coroa portuguesa ) , conhecidos como donatárias . Eles tinha missão de colonizar , explorar , proteger e administrar o território .

Quais as principais características das capitanias gerais?

Uma capitania-geral consistia numa forma de administração utilizada nas colônias espanholas de ultramar, com o fim de exercer domínio sobre zonas que tinham importância militar ou estratégica e não tanto por seu papel econômico ou comercial para a metrópole.

Quais eram os 4 vice-reinos e as 4 capitanias gerais e quais as diferenças entre eles?

Vice-Reinos e Capitanias Gerais Estavam governados por um vice-rei. Eram eles: Vice-Reino da Nova-Espanha, Peru, Nova-Granada e Prata. Capitanias Gerais: foram estabelecidas em zonas de maior conflito com a população indígena ou que eram alvo de ataques de piratas.

Quem dirigia as capitanias gerais?

A administração das capitanias hereditárias foi entregue a terceiros, os chamados capitães-donatários. Os donatários, em geral, eram formados por membros da pequena nobreza, da burocracia portuguesa e comerciantes.

O que são capitanias hereditárias Brainly?

Resposta. As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).

Quais eram os deveres dos seguintes cargos Capitão-mor ouvidor-mor provedor-mor?

Os cargos de maior destaque foram: Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia; Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças; Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

Quais eram os deveres de um donatário?

- Desenvolver a colonização dos territórios. - Combater tribos indígenas que dificultavam a colonização do Brasil. - Fundar vilas na colônia. - Fiscalizar as ações econômicas na capitania, com o objetivo de garantir o monopólio da coroa no comércio colonial e na exploração de pau-brasil.

Como foi a relação entre governo geral Provedor-Mor ouvidor-Mor Capitão Mor e as câmaras municipais e os homens bons?

O Governador Geral chefiava o governo, mas contava com o auxílio de três autoridades: Provedor-Mor: responsável pelas finanças (arrecadação de impostos, contas do governo etc); Ouvidor-Mor: responsável pela justiça; Capitão-Mor: responsável pela segurança (apoio a donatários e colonos no combate a índios e franceses).

Como funcionava a estrutura administrativa da colônia?

Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.

Como a implantação do governo geral foi montada a estrutura administrativa da colônia como funcionava essa estrutura?

O governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior, que era o sistema de capitanias hereditárias. A substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.