Os receptores gustativos são estimulados graças às substâncias químicas presentes nos alimentos que desencadeiam o impulso nervoso. Os gostos doce, amargo e umami são percebidos em virtude de receptores de membrana acoplados às proteínas G. Já o salgado e o ácido, para serem percebidos, dependem de canais iônicos.
No corpo da língua encontram-se as papilas gustativas, responsáveis por identificar o sabor dos alimentos, denominadas: Papilas circunvaladas, mais próximas ao sulco terminal da língua (região mais próxima à parte faríngea). Papilas folhadas (concentradas nas laterais do corpo da língua).
As bolinhas na língua normalmente surgem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, irritando as papilas gustativas, ou até mesmo devido à mordida na língua, podendo causar dor e desconforto para falar e mastigar, por exemplo. Essas bolinhas normalmente desaparecem espontaneamente depois de um tempo.
As rachaduras na língua ou língua fissurada indicam a presença de sulcos, sinalizando uma falha no funcionamento do corpo humano. Em alguns casos, as rachaduras na língua são algo genético, ou seja, não provocando qualquer problema de saúde, dor ou qualquer tipo de mal-estar na região.
Cisto mucoso. Os cistos mucosos são bolsas cheias de líquido que se formam nos tecidos dos dedos das mãos e dos pés, e também na boca. Um cisto da mucosa bucal se desenvolve perto de uma das aberturas das glândulas salivares sob a língua ou nos lábios, bochechas ou assoalho da boca.
Mucocele (bolha na boca): o que é, como identificar e tratamento. A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.
Alergia a alimentos; Uso de aparelho nos dentes; Estresse; Doenças auto-imunes.
A dor na língua, conhecida cientificamente como glossalgia, geralmente é provocada por alterações visíveis como feridas ou infecções. No entanto, a dor também pode surgir devido a problemas mais difíceis de identificar e que necessitam de tratamento.
Dor crônica na mandíbula ou na língua; Mancha vermelha ou branca em qualquer parte da boca, especialmente na língua, que não desaparece; Dormência crônica na boca; Problemas em movimentar a língua ou mandíbula.
O termo glossodínia ou parestesia bucal psicogênica ou ainda estomatodínia refere-se a sensações anormais diversas, mas principalmente de caráter doloroso, na língua ou outras regiões da mucosa oral, que não podem ser justificadas por afecção orgânica sistêmica ou local.
A sensação de queimação também pode ser causada por outro problema de saúde bucal, como candidíase oral (uma infecção fúngica na boca) ou língua geográfica (aparência de mapa na superfície da língua). O dentista pode diagnosticar o problema e fornecer opções para reduzir a dor e o desconforto.
Além de tratamento médico e medicamentos prescritos, algumas dicas podem reduzir seus sintomas e desconforto bucal:
5 truques caseiros para aliviar a língua queimada
É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
O ideal é fazer a limpeza da língua uma vez por dia. Isso pode ser feito na parte da noite, antes de dormir. Assim, sua língua ficará limpa e sua saúde bucal ficará melhor. É muito importante manter uma boa higiene bucal para evitar mau hálito, cáries e outras doenças causadas nos dentes.