1 Imitar uma pessoa ou coisa, procurando ser-lhe igual ou superior; rivalizar com; competir, concorrer, ombrear: Ingênuo e tolo, o garoto tenta emular com seus velhos professores.
Simulação é imitar. Emulação tem a ver com a possibilidade de reconstruir um sistema a partir do entendimento do funcionamento do mesmo, de forma que o resultado seja bastante semelhante ao original.
Sentimento que excita o zelo e a actividade para igualar ou exceder os outros no que é bom.
Glutonaria é comer exageradamente, comer além do que o organismo precisa ou além do necessário para saciar nossa fome, ou seja, continuar comendo mesmo de barriga cheia! A glutonaria na Bíblia é um pecado tão grave quanto muitos outros, e neste estudo bíblico você entenderá muito mais sobre isso, e como vencê-la.
Cristológicas
Segundo o Código de Direito Canônico de 1983 e atualizado em 2009, apostasia é o repúdio total à fé cristã, que difere do cisma que é a recusa em submeter-se à autoridade do Papa ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos e também da heresia que é a negação ou dúvida pertinaz sobre qualquer verdade de fé ...
Foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do Cristianismo que foram condenados pela Igreja Católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Amor e respeito às coisas religiosas; devoção, religiosidade: Quando vai a igreja, ora com profunda piedade. 2 Compaixão pelo sofrimento alheio; comiseração, dó, pena: “Amo a Deus acima de todas as misérias da minha carne.
Virtude (latim: virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral particular, uma capacidade exclusivamente humana, ausente nos outros animais, os quais são regidos apenas pelo instinto.
A lista de nove itens encontrada no versículo 22 do capítulo 5 da Epístola de Paulo aos Gálatas se refere aos frutos do Espírito: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança (autodomínio)".
Indica a razão de algo ter acontecido: 1 devido a, por causa de, graças a, uma vez que, dado que, visto que, já que, em razão de, por motivo de, por obra de, Por conta de, porque, em consequência de, à custa de, em atenção a, por efeito de, por mérito de, com o auxílio de, por ação de, por força de, pelo poder de.
A virtude é uma qualidade moral particular que denota a disposição de um indivíduo para praticar o bem, não se tratando de uma característica nata, ao invés disso se apresentando como uma forma de conduta, representada pela repetição constante de atos motivados pela vontade do homem em prol do bem.
Tradicionalmente, as sete virtudes cristãs ou celestiais combinam as quatro virtudes cardeais clássicas da prudência, justiça, temperança e coragem (ou fortitude) com as três virtudes teologais da fé, esperança e caridade. ... Estas foram adotados pelos Padres da Igreja como as sete virtudes.
Eles incluem: responsabilidade intelectual, perseverança, mente aberta, empatia, integridade, coragem intelectual, confiança na razão, amor à verdade, humildade intelectual, imaginação, curiosidade, imparcialidade e autonomia. ...
Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.
Por virtudes dianoéticas entendem-se as capacidades de conhecimento possíveis à alma racional. Seriam as virtudes do pensamento, da racionalização, ao passo que as virtudes éticas seriam as virtudes referentes ao caráter do homem, à moral.
Vê-se portanto que tudo no Cristianismo converge para a prática das virtudes teologais. E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas.
Assim, as virtudes denominadas cardeais, que são conhecidas como sendo a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança são aquelas consideradas essenciais para o desenvolvimento pleno do homem, pois elas aperfeiçoam justamente as quatro potências qualificadas que o homem possui.
Caridade (Latim: carus, "querido", "amado"), na teologia cristã, é considerada como uma das sete virtudes e entendida por Tomás de Aquino como “a amizade do homem por Deus”, que nos une a Deus e também a considera "a mais excelente das virtudes".
Ela é classificada como uma virtude cardinal, quer dizer que uma virtude principal. Por outras palavras, prudência "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida" (CCIC, n. 380).