O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.
A obra é classificada como inovadora para a época, abandona a visão da burguesia urbana e retrata toda a simplicidade do povo. O autor descreve a cidade, a sociedade e os costumes com malícia, humor e sátira em um momento de mudança da mentalidade colonial para a vida da corte.
O folhetim é uma narrativa literária, seriada dentro dos gêneros prosa de ficção e romance.
É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto. A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas.
Em 1843, foi lançado "O Filho do Pescador", de Teixeira e Sousa, que alguns estudiosos chegaram a apontar como o primeiro romance brasileiro.
c) Que herança os folhetins nos legaram nos dias de hoje? O interesse pelas telenovelas de enredo folhetinesco, cujas personagens apresentam características românticas. 3 Os dois textos apresentam a mesma justificativa para explicar o interesse do público feminino pelo romance? Não.
As moças de classe média ou alta. Como se explica esse interesse? Pq os folhetins era onde se colocavam pequenos capitulos de romances,e isso servia como passatempo para elas pois adoravam ler os romances, onde se indentificavam com os personagens..
Romance é um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. ... Por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece, personagens que a realizam, uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador.