Em francês. Os seguintes autores franceses são considerados importantes contribuidores da sociologia jurídica:Émile Durkheim, Henri Lévy-Bruhl, Georges Gurvitch, Jean Carbonnier, André-Jean Arnaud, Jacques Commaille e Pierre Guibentif.
A sociologia marxista pode ser definida como "uma forma de teoria do conflito associada com (...) o objetivo do marxismo de desenvolver uma ciência positiva (empírica) da sociedade capitalista como parte da mobilização de uma classe trabalhadora revolucionária".
Seguindo as ideias positivistas, Durkheim enxerga a sociedade como uma estrutura que deve funcionar de forma organizada. A Sociologia Moderna serve para estudar os fatos que são normais e aqueles que são patológicos, a fim de propor soluções que garantam a normalidade e ordem no funcionamento social.
Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas. ... O seu método está baseado no reconhecimento e estudo do que ele chamou de fatos sociais.
A sociologia utiliza-se de vários métodos: pesquisas quantitativas, qualitativas, observações in campo e etc. Marx, por exemplo, analisou historicamente as relações sociais, dando ênfase aos processos econômicos.
A sociologia é uma ciência que se ocupa em compreender a sociedade e os elementos que envolvem seu funcionamento: estrutura social, grupos sociais, família, classes sociais e papéis que o indivíduo ocupa na sociedade.
Sobre o conceito de Sociologia é correto afirmar que: a) A Sociologia é uma ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. b) A Sociologia é uma ciência que estuda os fenômenos da natureza.