Explicação:Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.
Entre eles é possível citar: o fornecimento de nutrientes para a terra, proporcionando o plantio de alimentos ricos em vitaminas e minerais necessários aos seres humanos. O solo é a camada superficial da crosta terrestre.
Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície.
Os solos são fundamentais para que ocorram as práticas agrícolas, assim como possibilita a produção de elementos que irão contribuir com a qualidade de vida humana, sobretudo dentro das cidades.
A conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada. Assim, evita-se a degradação física, química e biológica do solo.
Top 5 maneiras de cuidar do solo
Cuidados com o solo. Quando o solo não apresenta condições necessárias à agricultura ou quando se deseja melhorar as suas condições, alguns cuidados devem ser tomados, como adubação, rotação de culturas, aragem do solo, irrigação e drenagem.
Continue a leitura e descubra 10 práticas para preservar as boas características do solo....Vamos lá!
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Verificado por especialistas Com o tempo, eles passaram a ser adubado, de maneira a aumentar a fertilidade dos mesmos. Mais recentemente, passou-se a utilizar a adubação verde em alguns casos (como uso de leguminosas) e adubos químicos (reutilização das instalações e fábricas que produziam armas químicas).
Manejo ou rotação errôneas das culturas; Doses desequilibradas de adubos; Erosão do solo, lixiviação e/ou volatilização de nutrientes; Salinização (uso inadequado de produtos);
Principais tipos de poluição do solo