Um conceito bastante importante em estatística é o conceito de estimadores viesados (tendencioso) e não viesados: por exemplo, a média amostral é um bom estimador para a média da população, ao passo que a variância não, ver por exemplo (,).
A estimativa é um valor (ou valores) que atribuímos a um parâmetro de uma população baseado em um valor da estatística correspondente da amostra (vide figura anterior). O estimador é a estatística da amostra utilizada para estimar um parâmetro da população.
Um processo de amostragem diz-se enviesado quando tende sistematicamente a seleccionar elementos de alguns segmentos da População, e a não seleccionar sistema- ticamente elementos de outros segmentos da População.
Todo estimador é não enviesado quando sua distribuição de probabilidade é centrada no real valor do parâmetro.
Viesado significa algo com viés, com alguma tendência para seguir determinado caminho ou agir de certa maneira.
Quando se trata de erros para regressão temos como as principais métricas de avaliação utilizadas no mercado o Mean Absolute Error (Erro absoluto médio) — MAE, Mean Squared Error (Erro médio quadrático) — MSE e Median Absolute Deviation (Erro Mediano Absoluto) — MAD.
R² = Square R | R Quadrado Utilizado na estatística inferencial, este erro mede o quanto que uma variável explica sobre a variação da outra. Espero que tenha gostado desse artigo! Caso queria saber mais sobre as Métricas de Erros segue o link abaixo, um artigo muito bom!২ জুন, ২০২০
PLANILHA MAPE Sua fórmula é: MAPE = 100% - Erro (%) Para calcular o Erro Percentual Absoluto por item, imagine que Você tenha estimado que o item 1, exemplificado na tabela abaixo, venderia 44 unidades em um trimestre, mas acabou vendendo 25 unidades.