EQST

Que Antagonismo?

Que antagonismo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Que é antagonismo?

substantivo masculino Oposição, falta de compatibilidade de ideias, pontos de vista, grupos sociais; rivalidade: antagonismo entre ideias e propostas. Ação que se desenvolve de modo oposto; tendência para se comportar de maneira contrária a; oposição.

O que são drogas antagonistas?

Os denominados antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista. Os medicamentos sem prescrição médica, se misturados podem ser perigosos, podendo os mesmos interagir entre si.

O que são farmacos específicos e Inespecificos?

Um clássico exemplo de fármacos estruturalmente inespecíficos são os antiácidos, que atuam aumentando o pH estomacal através da reação de neutralização, sem interagir com um receptor específico. Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados.

Qual é o nome dado para a droga que se liga ao receptor e ativa uma resposta celular?

As moléculas (p. ex., fármacos, hormônios e neurotransmissores) que se ligam ao receptor são denominadas ligantes. A ligação pode ser específica e reversível. Um ligante pode ativar ou inativar um receptor, podendo a ativação aumentar ou diminuir uma função celular particular.

Como é denominado o estudo do mecanismo de ação das drogas efeitos desejáveis e indesejáveis no organismo?

Farmacodinâmica (do grego pharmakon, "remédio" e dýnamis, forças) é o campo da farmacologia e medicina, que estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos vivos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeitos desejados e indesejados.