Esta é a lista de mesorregiões e microrregiões de Pernambuco, estado brasileiro da Região Nordeste do país. O estado de Pernambuco foi divido geograficamente pelo IBGE em cinco mesorregiões, que por sua vez abrangiam 19 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 1989 e 2017.
As divisões em mesorregiões e microrregiões geográficas servem para estabelecer maior e melhor compreensão sobre os diversos territórios com base em sua extensão, clima e demografia.
A diferença nas mesorregiões propostas pelo IBGE e pela proposta na Lei Estadual é a inclusão de regiões como Palmas, Clevelândia, Honório Serpa, Coronel Domingos Soares e Mangueirinha que faziam parte da região Centro-Sul.
Verificado por especialistas. As mesorregiões propostas pelo IBGE são determinadas por intermédio dos seguintes critérios dominantes: sociais, características espaciais, e até mesmo, elementos de origem econômica.
As 12 mesorregiões estabelecidas pelo IBGE para Minas Gerais são as seguintes: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Campos das Vertentes e Zona da ...
12 mesorregiões(NORTE DE MINAS ,NOROESTE DE MINAS ,JEQUITINHONHA,VALE DO MUCURI TRIANGULO MINEIRO E ALTO PARANAIBA ,CENTRAL MINEIRA,VALE DO RI0 DOCE ,METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE,OESTE DE MINAS ,ZONA DA MATA,CAMPO DAS VERTENTES ,SUL E SULDOESTE DE MINAS), que por sua vez abrangiam 66 microrregiões, segundo o quadro ...
Com a deliberação desta quarta-feira (24/2), as macrorregiões Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Noroeste, Centro, Leste do Sul, Leste, Nordeste e Norte estão contempladas na onda vermelha do Minas Consciente. Já as macrorregiões Jequitinhonha, Vale do Aço, Oeste, Centro-Sul, Sudeste e Sul integram a onda amarela.
A divisão do território de Minas Gerais, adotada oficialmente pelo governo estadual, estabelece dez Regiões de Planejamento, listadas a seguir, em ordem alfabética:
região Sudeste do Brasil
Participaram da capacitação os municípios de Teófilo Otoni; Manhuaçu; Nanuque; Braúnas; Caratinga; São Gonçalo do Rio Abaixo; Barão de Cocais; Inhapim; Itabira; Ipaba; Nova Módica; Antônio Dias; Santana do Paraíso; Ipatinga; Ladainha; Belo Oriente; Carlos Chagas; Governador Valadares; e Santa Efigênia de Minas.
Limita-se ao sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com Mato Grosso do Sul, a noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo e a sudeste com o Rio de Janeiro.
Aprenda[editar]
Cidades[editar]
146
Triângulo Mineiro é composto por 35 municípios, a maioria no Sudeste de Minas Gerais e é uma das dez regiões desse estado. É dividido em sete microrregiões: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.
Lista de municípios de Minas Gerais por população
Já os 48 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram quase 1/3 da população (31,7%, ou 66,5 milhões de pessoas). Em Minas Gerais, três municípios fazem parte desse grupo: Uberlândia (691.
Classificação
Principais cidades Uberlândia (604 mil), Contagem (603 mil), Juiz de Fora (516 mil), Betim (378 mil), Montes Claros (361 mil), Ribeirão das Neves (296 mil), Uberaba (296 mil), Governador Valadares (263 mil), Ipatinga (239 mil), Santa Luzia (222 mil) e Sete Lagoas (217 mil).
20 Cidades para conhecer em Minas Gerais
Listagem das 70 maiores cidades mineiras
A fonte das informações abaixo foram baseadas em dados do IBGE.
Mariana é a primeira cidade de Minas Gerais e foi criada no período colonial, por efeito das expedições bandeirantes no século 17, em busca de ouro e pedras preciosas.
As primeiras cidades do estado (Vila Ribeirão do Carmo (atual Mariana, criada em 8 de abril de 1711), Vila Rica (atual Ouro Preto, em 8 de julho) e Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará (atual Sabará, em 17 de julho) tiveram seu desenvolvimento baseado na extração do metal a partir de 1695, sendo Vila Rica ...
Em 1711, foram criadas as três primeiras e principais vilas: Vila do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Vila de Sabará.