Prepare a infusão: coloque as sementes de erva-doce dentro de um infusor e coloque-o dentro do bule. Coloque a água quente e deixe repousar por 8 a 10 minutos. Caso não tenha um infusor, coloque as sementes diretamente na água e deixe repousar por 8 a 10 minutos.
Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem. Não vá de uma vez só; como as folhas têm tamanhos diferentes, podem esturricar.
Para secar em bandeja, a dica é forrar uma bandeja ou papelão com papel toalha absorvente, colocar as folhas espalhadas, cobrir com papel de seda e colocar à sombra e num lugar ventilado. A cada dois dias virar as folhas de ervas até ficarem secas e quebradiças.
Utilizando o forno para a secagem Coloque as ervas dentro do forno cobertas com papel manteiga e a cada minuto observe a consistência das mesmas até ficarem quebradiças. Pode ser necessário mexer elas durante a secagem, utilize alguma colher grande para isso. Depois é só deixar esfriar e guardá-las em potes de vidro.
Coloque as ervas sobre uma folha de papel toalha. Cubra com outra e leve para o micro-ondas por dois minutos em potência máxima. Retire, vire as ervas e volta ao micro-ondas por um minuto. Se for necessário, aqueça por mais 30 segundos, até que as ervas estejam secas e quebradiças.
Remova as cebolinhas dos sacos e solte os ramalhetes. Coloque as ervas sobre uma camada de papel-manteiga ou sobre uma tábua de corte e triture-as com as mãos ou corte-as em pedacinhos com uma faca. Guarde as cebolinhas desidratadas em um recipiente com tampa, como um pote de vidro. Mantenha-as ao abrigo do sol direto.
Método 2 de 5: Pendurando o orégano para secar
Processos de desidratação do ora-pro-nóbis Para replicar o método de desidratação ao sol, é preciso higienizar as folhas e cortar porções maiores. O segundo passo é depositar as hortaliças em uma assadeira ou forma de vidro ou alumínio, diretamente sob o sol. Deve-se proteger as folhas de poeira e de insetos.
“Pode utilizar também o forninho elétrico. Coloca numa forma, bem esparramada e bota a 50 graus por 60 minutos”, ensina Noeli. As folhas secas vão para um triturador, que também pode ser substituído em casa pelo liquidificador. Para preparar 1 kg de farinha, são necessários 10 kg de folhas de ora-pro-nóbis.
Planta tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.
Nos tais 100 gramas das folhas, você encontra até 39 gramas de fibras, quando a recomendação diária vai de 20 a 30 gramas. Ou seja, dá para superar a necessidade de todo dia fácil, fácil.
Olá , hoje é dia de falar das ora-pro-nobis. Existem muitas espécies dessa PANC mas hoje vamos falar especificamente de 3, que são as mais conhecidas, encontradas com mais facilidade e claro comestíveis . Mas precisamos nos atentar para a forma correta de consumo.
A flor e os frutos da ora-pro-nóbis também são comestíveis e bem fáceis de plantar. A planta pode ser da espécie Pereskia Aculeata ou da espécie Pereskia Grandifolia. Antigamente ela era usada para substituir a carne e, por isso, foi apelidada de carne dos pobres.
Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis (do latim ora pro nobis: 'ora por nós'), orabrobó, lobrobó ou lobrobô, é uma cactácea trepadeira folhosa. É uma planta bastante rara, rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol.
A folha da ora-pro-nobis, que é a parte mais facilmente encontrada e em que os estudos são baseados, tem formato laminar e é lisa. O gosto lembra o da couve-manteiga. Ao morder, é possível sentir que ela é viscosa.
A Ora Pro Nobis (Pereskia aculeata)
ORA-PRO-NOBIS: DE FLORES BRANCAS E COR-DE-ROSA.
A Ora Pro Nobis (Pereskia aculeata)
Ora-pro-nobis dourada (Pereskia aculeata var. Os brotos são avermelhados e as folhas matizadas de rosa e laranja. uma lindeza sem fim. O crescimento é indeterminado e ela é mais ramificada, com os galhos mais curtos, podendo ser mantida como arbusto baixo.
O apelido carne de pobre dada a ora-pro-nóbis se deve a quantidade de proteína que contém em suas folhas. A cada 100 g tem mais ou menos 20 g de proteína —esse valor é correspondente, por exemplo, a uma dose de whey protein ou a três ovos.
Como consumir Ora-pro-nóbis?
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Para a desnutrição (anemia), as folhas são preparadas frescas em saladas ou secas junto com feijão, sopas e sucos. Ornamentalmente, as flores rosadas podem ser usadas em projetos paisagísticos e, pelo fato de possuir espinhos entre as folhas, também tem aplicação como cerca viva.