Quando as bases são iguais, a diferença é só se os expoentes serão somados ou subtraídos. Quando as bases são diferentes, não há o que possa ser feito.
Para multiplicar duas ou mais potências de bases iguais, basta repetir a base e somar os expoentes. Caso a segunda potência tenha expoente negativo, vamos subtrair em vez de somar os expoentes.
Para a multiplicação de potências de bases iguais, pode-se sempre manter as bases e somar os expoentes, de modo que a base se conserve e somente o expoente se altere. Já para a divisão, a operação que envolva bases iguais pode ser dada pela conservação da base e a subtração dos expoentes.
Multiplicação de potências de mesma base Quando se multiplica potências de mesma base, têm-se uma nova potência onde a base é igual a base das parcelas e o expoente é a soma dos expoentes das parcelas. Em uma multiplicação de potências com a mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.
basta elevar a base na quantidade que ela é multiplicada. por exemplo : 5x5x5 é o mesmo que dizer que 5 esta multiplicando 5 três vezes, entao : 5^3 o expoente( 3) mostra que devo multiplicar a base 3 vezes.
Para reduzir as potências de uma expressão para apenas uma potência, devemos trabalhar com as propriedades da potenciação. Primeiramente, temos a propriedade da multiplicação, onde somamos os expoentes. De maneira análoga, temos a propriedade da divisão, onde subtraímos os expoentes de mesma base.
No caso da multiplicação, conservamos a base e somamos os expoentes. No caso da divisão, conservamos a base e subtraimos os expoentes.
Quociente de potências Esta propriedade estabelece que, ao dividirmos duas potências de mesma base, subtraímos os expoentes.
Propriedades das potências
Para multiplicar, mantém-se o expoente e multiplicam-se as bases. Para dividir, mantém-se o expoente e dividem-se as bases. Para calcular a potência de outra potência, mantém-se a base e multiplicam-se os expoentes.