Os principais pensadores da sociologia são Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Porém antes de ser nomeada como sociologia, por Augusto Comte, alguns pensadores anteriores desenvolveram estudos que influenciaram a fundação desta ciência.
Os primeiros pensadores da Ciência Social são Karl Marx, Durkheim e Weber. A ciência social tem como a sociedade, as relações sociais e a vida social dos indivíduos seu objeto de estudo. O surgimento dessa ciência ocorreu depois de alguns acontecimentos que marcaram profundamente a história do homem.
Os principais pensadores são: Marx; Durkheim e Weber: ... Durkheim positivista defendia as ciências sociais comparando a sociedade como um organismo que funcionava como um corpo cada orgão tinha sua função ao seu olhar o importante era o indivíduo sentir-se parte de um todo.
Resposta. Resposta: Montesquieu, Saint-Simon e Auguste Comte .
Resposta certa: Montesquieu, Saint-Simon e Auguste Comte .
A resposta correta é a letra D porque a Ciências Sociais se originaliza através dos ´grandes problemas que marcaram a famosa transição da Idade Média para a nossa Idade Moderna ela surgiu da necessidade da nossa sociedade para que compreendessem as transformações.
O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.
Resposta. Resposta: A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. Comte entendeu que a sociedade europeia passava por um turbilhão de transformações desde o renascentismo e que a Revolução Industrial teria coroado o ápice das transformações.
Resposta. É inegável a influência das três grandes revoluções do século XVIII no surgimento das Ciências Sociais. Revolução Francesa, Revolução Industrial e Revolução Científica são os três acontecimentos que deram início a um período de caos e avanços concomitantes.
Como a Revolução Francesa contribuiu para o surgimento da Sociologia? A Revolução Francesa marcou profundamente a história europeia e, como não poderia ser diferente, foi um fator decisivo para o surgimento da Sociologia.
AUGUSTE COMTE
Quais eventos marcaram o surgimento da antropologia e da sociologia? O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.
A consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia como ciência particular. ... O homem passou a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem.
A revolução industrial foi um marco extremamente importante para o surgimento da sociologia. O trabalhador proletariado era extremamente explorado pela burguesia, e isso voltou os olhares dos pensadores da época para o sistema capitalista, os fazendo pensar sobre a forma como a sociedade era organizada.
Em relação ao surgimento da sociologia, pode-se afirmar que: ... A consolidação do sistema capitalista no século XIX propiciou os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia enquanto ciência particular.
O positivismo funda, então, a Sociologia, que a princípio recebeu o nome de “física social”. Sua função seria compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso). ... Nosso sistema de ensino também teve influências positivista.
Resposta. O capitalismo atenuou os "fenômenos sociais". ... Logo, a Sociologia está fortemente ligado ao capitalismo, pois, foi através dele em que necessitou fortemente de uma ciência que estudasse a sociedade.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Durkheim também foi influenciado pela antropologia, que surgiu na Europa no século XIX por meio das teorias do biólogo inglês Herbert Spencer. ... Durkheim produziu toda a sua obra sociológica entre 1887 e 1917. Em novembro de 1917, o sociólogo morreu na cidade de Paris, vítima de um acidente vascular cerebral.
A Sociologia teve início no Brasil a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os pesquisadores buscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades locais pesquisando vários temas para essa compreensão.
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.
15 de novembro de 1917