Quando mais forte a ligação formada, mais energia é liberada durante o processo de formação da ligação. Nesta reação específica, como as ligações recém formadas liberam mais energia que o necessário para quebrar as ligações originais, o sistema resultante tem energia potencial melhor que os reagentes.
(1) Rompimento das ligações dos reagentes: absorve-se energia, ocorrendo um processo endotérmico, com a variação da entalpia sendo positiva (? H > 0); ... O valor da energia liberada na formação das ligações não pode ser medido na prática, mas a energia absorvida (energia de ligação) sim.
Estado físico dos reagentes e dos produtos: a entalpia de substâncias no estado gasoso é maior que no estado líquido, que por sua vez, é maior que no estado sólido. ... Forma alotrópica dos reagentes e dos produtos: a forma alotrópica mais estável de um elemento é sempre a de menor variação de entalpia.
Com a entalpia, não poderia ser diferente. O valor 0 da entalpia é atribuído, por convenção, às substâncias simples em sua forma mais estável. ... Assim, o O2, por exemplo, apresenta entalpia igual a 0, enquanto o O3 (gás ozônio), forma menos estável, tem entalpia diferente de zero.
Basicamente, duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: são as forças intermoleculares, isto é, entre moléculas, e as forças intramoleculares, que agem no interior dessas moléculas, entre dois ou mais átomos.