O fígado é um anexo do sistema digestório e é considerado um dos maiores órgãos do corpo humano. Esse órgão está localizado na região superior da cavidade abdominal, abaixo do diafragma e do lado direito, apresenta coloração marrom avermelhada e pesa, em média, 1,5 kg.
Hepatite nada mais é que a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Hábitos como uso excessivo de drogas, álcool e de certos medicamentos também pode abrir brecha para a doença.
Como desintoxicar o fígado
Sintomas mais comuns em problemas no fígado
Seus principais fatores de risco são hepatite crônica B ou C e cirrose hepática. Diversos parasitas podem migrar para o fígado e causar lesões ou bloqueios, como os vermes causadores da malária, da esquistossomose, dentre outros.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 12 bons alimentos para o fígado para você incluir na sua dieta:
Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.
O órgão usa um tipo de açúcar, chamado frutose, para produzir gordura. Excesso de açúcar refinado e xarope de milho (frutose) provoca um acúmulo de gordura que pode levar a doença hepática. Alguns estudos mostram que o açúcar pode ser tão prejudicial para o fígado como o álcool, mesmo se você não está com sobrepeso.
Sugestão de dieta para gordura no fígado
Verdade. Por ser rico em vitaminas, minerais e ter uma ação antioxidante potente e anti-inflamatória, o açaí é um grande aliado contra os radicais livres; auxilia na eliminação de toxinas do fígado; e ajuda no controle do colesterol, pois possui propriedades que agem na redução do colesterol total.