Geralmente, a maioria das mulheres que fizeram mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido a câncer, recuperam bem após o procedimento e não desenvolvem complicações e, normalmente a recuperação demora entre 1 mês a 2 meses.
Recuperação após a cirurgia. Depois da cirurgia, o internamento no hospital dura entre 2 a 5 dias e, o pós-operatório da mastectomia pode causar dor no peito e no braço e cansaço. Além disso, algumas mulheres podem ter diminuição da auto-estima devido à retirada da mama.
O Esvaziamento Ganglionar Axilar, ou Esvaziamento Axilar (EA), é uma operação destinada a tirar todos os gânglios que os seres humanos têm na axila (debaixo do braço).
Toda mulher com câncer de mama cujo seio foi retirado total (mastectomia) ou parcialmente tem o direito de realizar cirurgia plástica reparadora. A lei obriga o sistema único de saúde (SUS) e os planos de saúde particulares a realizarem a cirurgia.
O que muitas pessoas com essa patologia não sabem é que elas podem comprar carro sem impostos. E o desconto pode ser generoso, chegando a 30%, não importando se o paciente é ou não o condutor do veículo.
Publicado em - 06:03 Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil - São Paulo. Autistas e pessoas com deficiência física, visual e mental – severa ou profunda – têm direito, por lei, a isenção de impostos na compra de veículos automotores.
Segundo Itamar, doenças como câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, Diabetes, HIV Positivo e hemofílicos, Artodese, Escoliose, Artrite Reumatoide, Hérnia de Disco, Artrose, derrame, Bursite, Tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estão na lista das enfermidades contempladas com o benefício.
Quem tem direito à isenção do IPI? As pessoas com deficiência física, visual, mental severa, profunda ou autistas, ainda que menores de 18 anos, poderão adquirir, diretamente ou por intermédio de seu representante legal, com isenção do IPI, automóvel de passageiros ou veículos de uso misto, de fabricação nacional.
Somente terá direito ao benefício o interessado que se enquadre nas condições previstas na IN RFB nº 1.
Essa lei estabelece o direito de economizar até 30% na compra de veículos motorizados novos a pessoas que possuem determinadas doenças ou limitações. Ao todo, cerca de 70 casos possibilitam que pessoas desfrutem desse benefício. Por isso, quase metade da população pode comprar um carro 0 km pagando menos.
Confira o passo-a-passo de quem deseja obter isenção de impostos na compra de um carro adaptado a necessidades especiais:
Para começar, o interessado em comprar um carro PCD deve ter alguma das patologistas previstas por lei para obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial e ter direito às isenções fiscais. O interessado precisa obter um lado de um médico perito de uma das clínicas credenciadas ao Detran de sua cidade.
O laudo para PCD pode ser emitido por um médico do trabalho da rede pública de saúde ou conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS).
ISENÇÃO DE IPI E IOF: É necessário apresentar os seguintes documentos na Delegacia Regional da Receita Federal mais próxima de sua residência:
De acordo com a lei, veículos de até R$ 70 mil (valor permanecido) fabricados no Brasil ou nos países ligados ao Mercosul conseguem a isenção de IPI e do ICMS. Os carros de valor superior ao teto só contam com o desconto do IPI, já a isenção do IOF é exclusiva para quem tem deficiência física.
O deficiente físico que é condutor de automóveis está isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA e rodízio municipal. Já o portador de necessidades especiais não condutor que tenha deficiência física, visual ou autismo está isento de IPI, e o carro no qual circula fica livre do rodízio municipal.
E um carro PCD pode receber a isenção de impostos como IPI, ICMS e IPVA, o que pode representar uma redução de 30% no valor do carro. A sigla PCD significa Pessoa Com Deficiência, se refere a pessoas que tem algum tipo de condição que dificultem a sua locomoção.