Substâncias lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gorduras. Essas substâncias não são solúveis em solventes orgânicos, e são solúveis em gordura, portanto para irem ao tecido alvo necessitam de moléculas transportadoras como o colesterol para atravessarem o plasma sanguíneo.
Vitaminas hidrossolúveis: são aquelas que se dissolvem na água, mas não se dissolvem em gorduras. ... Vitaminas lipossolúveis: o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de vitamina se dissolve em substâncias orgânicas, é absorvida pelo nosso organismo.
“Para as lipossolúveis serem absorvidas é necessário a presença também da bile e do sulco pancreático, além de lipídios. São elas as vitaminas A, D, E e K. Já as hidrossolúveis são todas as vitaminas do complexo B e a vitamina C.
Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são: A, a D, E e K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos.
Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessário a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até os tecidos onde serão armazenados.
Lipossolúveis. São aquelas solúveis em gordura e caracterizam-se por se acumularem no fígado e na gordura do corpo (tecido adiposo). Como exemplo de vitaminas lipossolúveis temos as vitaminas A, D, E e K.
As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.
Devido esta diferença as vitaminas hidrossolúveis desempenham geralmente papel de coenzimas, ajudando o metabolismo celular de diferentes maneiras; já as vitaminas lipossolúveis geralmente têm papel mais na estrutura celular.
As com funções hematopoiéticas são o folato, a B12, a B6 e o ácido pantotênico, e as com outras funções que não podem ser classificadas estreitamente são a tiamina, a niacina, o folato, a B12 e a B6 (GROPPER, SMITH, 2012, UNIVERSITY OF MARYLAND, 2014).