Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
Nessa brincadeira, a criança deve pular de diferentes formas no interior dos bambolês. O participante pode pular com um pé só, com os dois pés ao mesmo tempo e modificando essa sequência. Uma dica é usar cores diferentes para cada ação. Por exemplo: no bambolê amarelo, a criança deve pular com pé só.
_ COMO BRINCAR A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços.
90 JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. ...
Diferenças entre as Brincadeiras Antigas e Atuais. Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. ... Nos dias de hoje a maioria de nossas crianças não praticam mais as brincadeiras que fizeram parte da nossa infância.
Isaura explicou que, antigamente, a maioria era feita em casa com pano, madeira ou espiga de milho. ... Nair apresentou bonecas de pano e milho e Libório um carrinho de carretel e uma peteca.
Separamos algumas ideias de brincadeiras que são sucesso garantido com a criançada:
Eles pulam corda, jogam bola, sobem na árvore, brincam de pega-pega, todas essas brincadeiras em um dia inteiro e sem parar.
Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes.
Brincadeira que consiste basicamente em corridas e perseguições. De modo geral possui os seguintes componentes: o pegador, que corre atrás dos outros participantes, e o pique, que pode ser um objeto, um local, uma palavra ou um gesto, com a função de colocar os participantes a salvo da perseguição.
Como encontrar um jogo que não sei o nome: veja 3 métodos