EQST

Qual O Sentido Da Palavra Superviso?

Qual o sentido da palavra superviso? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual é o sentido da palavra supervisão?

substantivo feminino Ato ou efeito de supervisar. Visão superior.

O que é um supervisor?

Diretor; indivíduo que exerce a função de supervisionar algo ou alguém: supervisor de ensino. Que tem a função de supervisionar, de fazer a supervisão de.

Qual a principal função do supervisor escolar?

O supervisor escolar, objeto de pesquisa do presente estudo, cuja função é orientar o grupo de professores, desafiar, instigar, questionar, motivar, despertando neles o desejo, o prazer, o envolvimento com o trabalho desenvolvido e dividindo as alegrias dos resultados obtidos.

Quais são as etapas da supervisão escolar?

De acordo com Nérici (1978), a atuação do supervisor escolar se desenvolve por meio de três etapas: planejamento, acompanhamento e controle.

Quais as três funções para identificar o papel supervisor educacional?

Podemos identificar no papel desse profissional três funções: • Formadora; • Articuladora; • Transformadora. 8. As relações interpessoais permeiam a prática do supervisor que precisa articular as instâncias escola e família, sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.

Quais são as três dimensões que caracterizam a especificidade da supervisão escolar?

Segundo o autor brasileiro, José Leão Falcão Filho (2000), é possível perceber a supervisão pedagógica em três dimensões: dimensão política, humana e técnica. A dimensão política identifica a capacidade do supervisor de perceber a escola, a sociedade e o sistema educacional como um todo.

Como o supervisor escolar pode contribuir com a formação e atuação profissional dos professores?

Assume o supervisor a contribuição na ação docente de articular tudo o que ocorre no universo escolar, orientar a formação continuada dos professores (MIZIARA, 2005b), propiciando momentos de estudos com os educadores dentro do ambiente escolar.

Qual deve ser a formação para atuar como supervisor escolar?

No entanto, além das características citadas pelos entrevistados, Rangel et alli (2001) destacam que, a formação do profissional da educação que irá trabalhar com a supervisão poderá ser feita, como diz a nova LDB, em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, desde que garantida nessa formação, a ...

Qual a importância da supervisão escolar e da orientação educacional para a melhoria da qualidade da educação?

A supervisão escolar é responsável pelo constante desenvolvimento do aluno, professor e a equipe que por ela é assessorada, durante todo o processo ensino-aprendizagem. As funções desempenhadas pela Supervisão Escolar são determinantes para que esse processo ocorra conforme os objetivos traçados.

Qual a origem da palavra supervisão?

“Etimologicamente, supervisão significa 'visão sobre', e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional." (FERREIRA, 2008, pág. 238).

Qual era a função do supervisor na era jesuítica?

Em 1549 o Jesuíta Manoel da Nóbrega pessoa que desenvolver o plano de ensino que regulava as ações supervisoras. A função supervisora era com uma espécie de “vigia” que tenha o dever de fazer cumprir as regras de boas condutas e de educação.

Qual era a função do supervisor no início dos anos 60?

Nas décadas de 60 e 70, o supervisor assume um papel gerencial, devido ao fato de que a aplicação de testes e provas passa a ser prioridade nas escolas americanas, pois averiguar as aprendizagens adquiridas pelos estudantes se torna necessário.

Quando afirmamos que na década de 60 a figura do supervisor pedagógico aparece com a função de guardião do currículo estamos nos referindo a uma atuação?

8a Questão (Ref.: Pontos: 0,5 / 0,5 Quando afirmamos que na década de 60 a figura do Supervisor pedagógico aparece com a função de ¿guardião do currículo¿, estamos nos referindo a uma atuação: Onde os estudos sobre a supervisão escolar apareceram ligados aos estudos sobre currículo com forte intervenção ...

Qual é a diferença entre supervisão e inspecção?

INSPEÇÃO ESCOLAR :Formar especialistas para atuarem no campo da Inspeção Escolar. ... SUPERVISÃO ESCOLAR :Formar especialistas para atuarem no campo da Supervisão Pedagógica.

Que dimensão articula as ações de formação e capacitação do supervisor escolar?

A Ação Supervisora se desenvolve em meio às relações de poder geradoras de tensionamentos, desequilíbrios, (re) equilíbrios, o que demanda do Supervisor Escolar uma postura analítica guiada pelas possibilidades de contribuir para o avanço do trabalho escolar, enfrentando assim discursos paralisantes que podem ...

Como estava organizada a Educação no Brasil na década de 70?

A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.

Qual é o objetivo do profissional da orientação educacional?

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

O que é orientação pedagógica e educacional?

A Orientação Pedagógica é um setor vinculado à Comissão do Ciclo Básico e tem como objetivo promover ações para melhoria do ensino na graduação. ... A Orientação Pedagógica conta com o educador Giuliano Salcas Olguin e alunos de graduação (alunos monitores), além da colaboração de professores.

Como ser um bom orientador educacional?

Esse profissional deve ter formação superior em Pedagogia. A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.