substantivo feminino Ato ou efeito de supervisar. Visão superior.
Diretor; indivíduo que exerce a função de supervisionar algo ou alguém: supervisor de ensino. Que tem a função de supervisionar, de fazer a supervisão de.
O supervisor escolar, objeto de pesquisa do presente estudo, cuja função é orientar o grupo de professores, desafiar, instigar, questionar, motivar, despertando neles o desejo, o prazer, o envolvimento com o trabalho desenvolvido e dividindo as alegrias dos resultados obtidos.
De acordo com Nérici (1978), a atuação do supervisor escolar se desenvolve por meio de três etapas: planejamento, acompanhamento e controle.
Podemos identificar no papel desse profissional três funções: • Formadora; • Articuladora; • Transformadora. 8. As relações interpessoais permeiam a prática do supervisor que precisa articular as instâncias escola e família, sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.
Segundo o autor brasileiro, José Leão Falcão Filho (2000), é possível perceber a supervisão pedagógica em três dimensões: dimensão política, humana e técnica. A dimensão política identifica a capacidade do supervisor de perceber a escola, a sociedade e o sistema educacional como um todo.
Assume o supervisor a contribuição na ação docente de articular tudo o que ocorre no universo escolar, orientar a formação continuada dos professores (MIZIARA, 2005b), propiciando momentos de estudos com os educadores dentro do ambiente escolar.
No entanto, além das características citadas pelos entrevistados, Rangel et alli (2001) destacam que, a formação do profissional da educação que irá trabalhar com a supervisão poderá ser feita, como diz a nova LDB, em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, desde que garantida nessa formação, a ...
A supervisão escolar é responsável pelo constante desenvolvimento do aluno, professor e a equipe que por ela é assessorada, durante todo o processo ensino-aprendizagem. As funções desempenhadas pela Supervisão Escolar são determinantes para que esse processo ocorra conforme os objetivos traçados.
“Etimologicamente, supervisão significa 'visão sobre', e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional." (FERREIRA, 2008, pág. 238).
Em 1549 o Jesuíta Manoel da Nóbrega pessoa que desenvolver o plano de ensino que regulava as ações supervisoras. A função supervisora era com uma espécie de “vigia” que tenha o dever de fazer cumprir as regras de boas condutas e de educação.
Nas décadas de 60 e 70, o supervisor assume um papel gerencial, devido ao fato de que a aplicação de testes e provas passa a ser prioridade nas escolas americanas, pois averiguar as aprendizagens adquiridas pelos estudantes se torna necessário.
8a Questão (Ref.: Pontos: 0,5 / 0,5 Quando afirmamos que na década de 60 a figura do Supervisor pedagógico aparece com a função de ¿guardião do currículo¿, estamos nos referindo a uma atuação: Onde os estudos sobre a supervisão escolar apareceram ligados aos estudos sobre currículo com forte intervenção ...
INSPEÇÃO ESCOLAR :Formar especialistas para atuarem no campo da Inspeção Escolar. ... SUPERVISÃO ESCOLAR :Formar especialistas para atuarem no campo da Supervisão Pedagógica.
A Ação Supervisora se desenvolve em meio às relações de poder geradoras de tensionamentos, desequilíbrios, (re) equilíbrios, o que demanda do Supervisor Escolar uma postura analítica guiada pelas possibilidades de contribuir para o avanço do trabalho escolar, enfrentando assim discursos paralisantes que podem ...
A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.
Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
A Orientação Pedagógica é um setor vinculado à Comissão do Ciclo Básico e tem como objetivo promover ações para melhoria do ensino na graduação. ... A Orientação Pedagógica conta com o educador Giuliano Salcas Olguin e alunos de graduação (alunos monitores), além da colaboração de professores.
Esse profissional deve ter formação superior em Pedagogia. A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.