É muito importante retirar o ferrão, pois enquanto ele está na pele, continua liberando substâncias tóxicas e causando dor e ardência. Não use pinça, pois pode “quebrar” o ferrão com parte dele dentro do corpo. O ideal é fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha.
Porque o ferrão é um prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima. Esse ataque suicida acontece quando ela se sente ameaçada ou é importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras.
A morte de uma abelha após a picada No instante em que o alvo é atingido, o seu ferrão penetra a pele de forma dolorosa, afim de tentar impedir que o invasor prossiga adiante. Quando o contato com o ferrão é feito, a carne acaba se contraindo sobre ele.
Confira: — Abaixar-se, enquanto ainda não foi picado. — Correr para um local em que é possível se abrigar; — Fugir para locais onde há água: uma mangueira, um rio, uma piscina.
Lave a região afetada com água fria e sabão; Passe um antisséptico na pele; Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha para reduzir o inchaço e aliviar a dor; Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.
Dicas de prevenção contra abelhas e vespas
Cortigen, Berlison, com hidrocortisona, que atua reduzindo o inchaço e a coceira. eve ser aplicada em camada fina, 2 a 3 vezes ao dia; Fenergan, com cloridrato de prometazina, que é um anti-histamínico, que alivia a coceira e o inchaço, e pode ser usado 3 a 4 vezes ao dia.
Pomadas para picada de mosquito