O feminismo está enfrentando problemas de legitimação. ... Já uma outra pesquisa, uma poll da Global Ipsos, revelou que, se o termo significar “alguém que advoga e apoia iguais oportunidades para mulheres”, 61% das mulheres americanas se definem como feministas. Há claramente uma dificuldade de adesão ao termo feministas.
Uma das ideias centrais do movimento feminista é a desnaturalização do ser mulher. ... Assim, o feminismo pode ser definido como um movimento social, político, filosófico que busca, em suas formulações e lutas, colocar em funcionamento as relações de poder que sustentam a sociedade.
Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.
Conclusão: eu preciso do feminismo pois foi ele quem me deu autoridade para poder falar tão abertamente sobre ele e a sua importância nos dias de hoje. Porque através dele eu posso ter liberdade de ser quem eu quiser e não ligar a mínima para o que os outros vão pensar.
O conceito de empoderamento surgiu com os movimentos de direitos civis nos Estados Unidos nos anos de 1970, por meio da bandeira do poder negro, como forma de auto-valoração da raça e conquista de cidadania plena. Ainda no mesmo ano, o termo começou a ser usado pelo movimento de mulheres.
Benjamin Cowan, professor de história na Universidade da Califórnia, em San Diego, argumenta que "machismo" era neologismo em espanhol, mas que a erudição americana da metade do século presumiu a validade empírica da categoria e aplicou-a a problemas percebidos no mundo “latino”.
A palavra empowerment foi utilizada pela primeira vez por uma professora de Gestão na Harvard, a socióloga Rosabeth Moss Kanter, que nasceu em 1943. ... A empresa japonesa Toyota Motor Corporation, também já agregava alguns dos princípios do empowerment em suas práticas de gestão a partir da segunda metade do século XX.
Olympe de Gouges
7 sinônimos de empoderamento para 1 sentido da palavra empoderamento: Promoção de poder, autoridade e afirmação: 1 delegação de poder, delegação de autoridade, promoção de autonomia, promoção da emancipação, promoção da participação, promoção da afirmação, promoção de capacidades.
Para executar as tarefas de delegação é fundamental trabalhar o empoderamento de todos. Isso significa descentralizar as decisões da empresa e focá-la exatamente onde tudo acontece. ... Delegação e empoderamento são aspectos fundamentais em companhias modernas e adeptas aos métodos ágeis.
7 sinônimos de poderio para 2 sentidos da palavra poderio: 1 autoridade, domínio, comando, poder, controle. 2 império, predomínio.
(Unimontes 2015) De acordo com Max Weber (1964-1920), poder é a capacidade verificada dentro de uma relação social que permite a alguém impor a sua própria vontade, mas que, para se tornar uma forma de dominação, precisa ser legitimada pelos indivíduos que lidam com esse poder.