Isso porque, se o teste é feito durante o período da janela imunológica (30 dias), há a possibilidade de que ele apresente um falso resultado negativo. Portanto, é necessário esperar no mínimo 30 dias para realizar o teste. Caso o resultado seja negativo, e permanecer a suspeita de infecção, refaça o teste em 30 dias.
A infecção pelo HIV pode ser detectada, a partir da situação de risco, em 30 dias. O exame (convencional ou rápido) busca anticorpos anti HIV no sangue. O período que antecede aos 30 dias é chamado de janela imunológica.
Interpretar os resultados entre 15 e 30 minutos. Não interpretar após 30 minutos. A amostra é considerada reagente para HIV-1 quando surgem duas linhas coloridas na janela de leitura: linha colorida na área de controle (C) e uma linha colorida na área de teste (T) que contém o número “1”.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos.
Podem ser realizados gratuitamente em qualquer unidade de saúde, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Os resultados são conhecidos em até, no máximo, 30 minutos. Os testes rápidos conseguem identificar ISTs como: HIV, Sífilis e Hepatites B e C.