Se você vir ondas quadradas na superfície do mar, fique longe e avise os outros imediatamente. Além da beleza inegável deste fenômeno, é importante enfatizar que é igualmente perigoso para os banhistas. ... Mesmo no limite de dois mares, no que é conhecido como Cruzamento de mares, é onde a ilha de Ré está localizada.
Uma onda quadrada é uma forma de onda básica encontrada frequentemente nas áreas da eletrônica e do processamento de sinais. Uma onda quadrada ideal alterna regularmente e instantaneamente entre os dois níveis, que podem ou não incluir o zero.
A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.
Os vagalhões são grandes ondas que se formam em alto-mar, aparentemente de maneira aleatória. ... Um dos mistérios dos oceanos são as causas das ondas traiçoeiras, ondas maciças que podem atingir o equivalente a 10 andares de altura (cerca de 30 metros).
As ondas de tempestade são diferentes das ondas de maré, que são violentas causadas exclusivamente pela mudança de maré no nível do mar. Uma tempestade é causada principalmente pelos ventos extremamente altos que acompanham um furacão. Esse vento empurra a água rapidamente, formando uma enorme onda.
substantivo masculino Grande vaga, grande onda formada em alto-mar, em mar aberto, quando o oceano está bem agitado: vagalhão marítimo. Etimologia (origem da palavra vagalhão).
Oceano Atlântico
A Passagem de Drake, entre a Antártica e a extremidade da América do Sul, é o lugar mais temido pelos navegadores há séculos. O cenário é tenebroso, quase sempre com tempestades e grandes ondas, no ponto em que se encontram os oceanos Atlântico e Pacífico.
Atlântico
O Oceano Pacífico
Num trecho do rio Wharfe, localizado entre a Barden Tower e a Abadia de Bolton na região de Yorkshire no norte da Inglaterra, fica o local mais perigoso do mundo. Conhecido como Bolton Strid, o trecho de água tem uma taxa de mortalidade de 100%, ou seja, toda pessoa que cair ali terá morte certa.
A profundidade média do Amazonas é de 50 metros. Em seu ponto mais profundo, a 120 metros, a estátua da Liberdade, de 91,5 metros, desapareceria. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.
100 m
100 metros
Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local.
No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas. Suas águas são barrentas e frias, alcançando a profundidade de 100 m.
PARASITÁRIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAPAJÓS - 2011 A sua bacia está distribuída pelos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas, ocupando uma área total de 492.
6.
Rio Amazonas
O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. ... A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela.
É nela que encontramos, devido à sua grande área drenada, com aproximadamente 6.
Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.
Refere-se a um conjunto de ecossistemas que abrange a Floresta Amazônica e a Bacia Amazônica. A Amazônia compreende um conjunto de ecossistemas que envolve a bacia hidrográfica do Rio Amazonas, bem como a Floresta Amazônica; é considerada a região de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil.
Durante todo o seu percurso, o rio Amazonas possui uma grande quantidade de afluentes, entre os mais importantes estão o Huallaga, Ucayali, Pastaza, Napo (Peru); Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari (Brasil).