O óleo-resina de copaíba, quando misturado com outros óleos vegetais como o de rosa mosqueta, pode ser bastante eficaz no clareamento de manchas escuras como o melasma.
A argila branca, um clássico da argiloterapia, contém maior percentual de alumínio e é composta principalmente por sílica, mineral de extrema suavidade e alta compatibilidade com a pele e com o couro cabeludo. É refinada e com toque sedoso, aveludado e refrescante, proporciona sensação de bem-estar.
Lavanda. O óleo essencial de lavanda é um dos mais populares dentro da aromaterapia e o seu cheiro é inconfundível. Nos tratamentos para pele é um potente aliado no clareamento das manchas deixadas pela acne, além de proteger a pele contra os efeitos dos radicais livres.
Aplicar máscaras de tratamento facial em casa também é uma boa opção para clarear as manchas do rosto. Alguns bons exemplos são as máscaras de pepino, tomate ou de clara de ovo. Basta aplicar o ingrediente preferido diretamente sobre a área manchada e deixar agir por, aproximadamente, 15 minutos, lavando a seguir.
Além de hiperpigmentação nas pernas, aloe vera pode ajudar a tratar problemas como acne, cicatrizes, feridas ou queimaduras. Para remover as manchas nas pernas com aloe vera, você deve pegar uma folha nova dessa planta, abri-la e extrair o sumo. Em seguida, aplique este líquido nas manchas e deixe agir por 30 minutos.
Que tratamentos existem para manchas de idade? Há dois conceitos principais usados por dermatologistas: A remoção da mancha causada pela hiperpigmentação e o controle dos sinais. Isto envolve aplicação de uma solução ácida (ácido glicólico AHA) à área afetada para retirar as camadas superficiais da pele.
A água de rosas ajuda a combater o envelhecimento cutâneo, o bicarbonato de sódio promove uma bela esfoliação e o mel é um agente de hidratação e nutrição. Ou seja, essa receita tem tudo o que você precisa para renovar a camada celular mais superficial das suas mãos, remover as manchas e deixar sua a pele supermacia.
Crioterapia: é um tratamento que usa o resfriamento para regenerar a pele. Provoca algumas alterações imunológicas e a destruição dos tecidos. Geralmente é usado nitrogênio líquido. É considerado um método seguro e eficaz contra as manchas senis.
As manchas escuras que surgem nas regiões onde há pequenas dobrinhas na pele, como axilas, costas e barriga são uma alteração chamada Acantose Nigricans. Esta alteração está relacionada a problemas hormonais e são um bom indicativo de resistência a insulina, o que faz com que a pessoa possa desenvolver diabetes tipo 2.
Segundo a especialista, os sintomas clássicos de descompensação do diabetes mellitus com hiperglicemia são os chamados “polis”: polifagia (fome em excesso), polidipsia (muita sede) e poliúria (urinar muito). Emagrecimento e visão turva são outros sintomas importantes nesse sentido.
Quando o organismo não consegue gerar insulina, paradoxalmente começa a produzir uma substância chamada fator de crescimento de insulina. Ela provoca a acantose nigricans, doença de pele na qual as regiões de dobras, como pescoço e axilas, ficam escurecidas.
Quais são os sintomas dessa doença?
Além dos sintomas acima, existem exames de sangue que permitem o diagnóstico preciso e seguro do diabetes: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e o teste de tolerância à glicose.
Algumas dicas para evitar que a taxa de açúcar no sangue se descontrole são: Comer em intervalos regulares de 3 horas pequenas refeições; Não comer doces concentrados ou frutas isoladas como uma refeição; Fazer alguma atividade física como caminhadas após as refeições principais e não ir dormir ou deitar.