A administração participativa é a prática de capacitar membros de um grupo, como funcionários de uma empresa ou cidadãos de uma comunidade, para participar na tomada de decisões organizacionais. É usado como uma alternativa para as estruturas tradicionais de gerenciamento e administração.
São comprovadas as vantagens de uma gestão participativa, tais como agilidade na tomada de decisão, maior motivação, autonomia e satisfação interna dos colaboradores, estrutura menos engessada e maior comprometimento e identificação com o resultado.
O gestor precisa ter essas 4 habilidades básicas, sendo elas: planejar, organizar, dirigir e controlar. ... *Organizar: Saber organizar as obrigações, entradas e saídas da empresa, bem como os gastos para conseguir cada vez mais otimizar os custos e despesas da entidade.
O Desenvolvimento Participativo é um conceito sujeito a diferentes conceções e interpretações: a participação instrumental (um meio para atingir um fim – uma mecanismo de aumentar a eficácia dos projetos de desenvolvimento) e a participação transformativa (um fim em si mesmo – processo através do qual indivíduos ganham ...
A gestão democrática da escola pública poderá constituir um caminho para a melhoria da qualidade do ensino, se for concebida como um mecanismo capaz de inovar as práticas pedagógicas da escola.
Numa perspectiva de gestão democrática, o processo de elaboração e execução do PPP possibilita à escola organizar seu processo pedagógico de forma participativa, envolvendo todos os atores do processo educacional, na busca de soluções para os problemas inerentes à gestão pedagógica.
Lidar com o patrimônio pessoal é tarefa primordial na gestão escolar. ... Assim, a gestão democrática é definida com os princípios de integração do sistema/escola com a família, comunidade e sociedade, descentralização, participação democrática no processo educacional, maioria dos professores em colegiados e comissões.