Enredo. Phileas Fogg é um senhor inglês, um tanto quanto solitário e sereno, que mora em Londres e tem uma rotina inalterável: acorda sempre no mesmo horário, faz a barba, toma café da manhã e parte para o Reform Club, onde passa o restante do dia. Lá, Fogg almoça e lê os principais jornais da capital inglesa.
No enredo narra-se dois tipos de veículos: caminho de ferro (trem) e o paquete o que foi mais utilizado. Paquete é uma espécie de navio mercantil que foi utilizado pelos personagens do livros para circum-navegar a terra.
Resposta: Os de tração animal ( carruagens , caravanas , lombo de animais ) e fluviais barcos a remo e a vela.
Baseados numa matéria do jornal Daily Telegraph, eles debatiam a possibilidade de dar a volta ao mundo em 80 dias. E é por isso que Fogg decide apostar com os companheiros, dizendo que consegue fazer a viagem. No mesmo dia, ele parte para a aventura com seu valete Passepartout.
Resposta. Porque ele fez a volta ao mundo em 80 dias de acordo comoutro fuso horário, mas quando chegou em Londres, descobriu que ele tinha saído há 79 dias atrás de acordo com o fuso de Londres. Ou seja, foi tudo por causa do fuso horário.
É um acrônimo para Greenwich Mean Time. Trata-se do fuso horário que seguimos, tendo como referência o horário de Brasília.
Os lugares que Phileas Fogg planejou passar eram: Londres, Brindisi, Suez, Mumbai (na época Bombaim), Calcutá, Hong Kong, Yokohama, São Francisco, Nova York e de volta à Londres. Uma jornada de quase nove mil quilômetros!