São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.
Além disso, são animais pseudocelomados: possuem uma cavidade cheia de líquido chamada de pseudoceloma, pois não é delimitada apenas por mesoderma como o celoma verdadeiro, mas sim pelo mesoderma e pelo endoderma.
Nematoda (nematódeos), nematelmintos, ou ainda nematelmintas, são um filo de animais cilíndricos espetacularmente alongados. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral.
A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. ... A simetria bilateral é aquela em que o animal apresenta duas partes semelhantes, sendo dividido apenas por um único plano de simetria.
Outros animais, em sua fase embrionária, são constituídos por três camadas de células, derivadas da ectoderme, da endoderme e da mesoderme. São os chamados triblásticos (ou triploblásticos), como, por exemplo, os vermes, os moluscos, os artrópodes, os equinodermos e os cordados.
A partir dessa característica, os animais triblásticos podem ser organizados em três grupos: celomados, acelomados ou pseudocelomados.
Diploblástico ou diblástico é a designação dada ao embrião que deriva de apenas dois folhetos embrionários, uma camada mais exterior, a ectoderme, e uma camada mais interior, a endoderme, não desenvolvendo o mesoblasto ou mesoderma.
Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). É o caso dos vermes, dos moluscos e dos artrópodes. Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.
Características. Animais dos filos Arthropoda (insetos, borboletas, libélulas), Annelida (vermes) e Mollusca (polvos, lulas, caramujos) são classificados como protostomados, ou seja, sua boca origina-se a partir do blastóporo.
Existem quatro filos vivos de deuterostômios: Filo Chordata (vertebrados, anfioxos e tunicados) Filo Echinodermata (estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar) Filo Hemichordata (balanoglossos e pterobrânquios)
b) A estrutura W é o blastóporo que, durante o desenvolvimento embrionário, origina a cavidade digestória. Os moluscos são classificados como protostômios porque o blastóporo origina a boca e os equinodermos são deuterostômios porque essa estrutura origina o ânus.
Em embriologia, o blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva (ou arquêntero) com o meio externo. Na maioria dos animais o blastóporo dá origem à boca (protostômios - origina primeiro a boca. ... protos, primeiro; stoma, boca).
Nos protostomados, a boca embrionária deriva do blastóporo. Nos deuterostomados, a boca apresenta uma origem secundária. São exemplos de protostomados e deuterostomados, respectivamente, a) minhoca e ostra.
O reino animal é dividido em diversos filos. Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.
→ Reino Animalia ou Metazoa: Nesse reino estão organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo de representantes, podemos citar o homem, as esponjas, as águas-vivas e os peixes.
Os filos animais mais conhecidos são os Moluscos, Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nemátodos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados, este sendo o filo ao qual os humanos pertencem. Apesar de se admitir geralmente que existem 35 filos, os 9 atrás citados incluem a maioria das espécies conhecidas.
Resposta. Os filos são: poríferos, celenterados, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, aracnídeos e equinodermos.
Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato. O nome do grupo deve-se pela presença de poros pelo corpo. Os poríferos pertencem ao filo Porifera.
2) Qual a característica fundamental que diferencia os filos citados acimas dos outros seres até então estudados? Resposta: São pluricelulares. ... Resposta: Esses animais possui o corpo coberto de poros vem dai no nome do filo, porífero, que quer dizer portador de poros.
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.