O reflexo patelar é um tipo de reflexo miotático, também conhecido como reflexo profundo ou reflexo tendineo. O teste do tendão patelar testa a função do nervo femoral,seguimentos L2-L4 da medula espinhal. A ausência ou diminuição deste reflexo é conhecida como sinal de Westphal.
D) O reflexo patelar recebe esse nome por ser um reflexo miotático medular, ou seja, é um arco reflexo ativado a partir de estímulos na patela. ... Arcos reflexos são reflexos medulares, ou seja, são reflexos que surgem na medula, não são reflexos conscientes, apesar do indivíduo perceber que fez esse movimento.
Quando vamos ao médico, frequentemente ela dá uma leve batida com um martelinho de borracha no nosso joelho. Em uma pessoa saudável, espera-se, como resposta, um movimento rápido da perna. a) Que fenômeno é esse, esperado pelo médico? b) Esse fenômeno não tem a participação do sistema nervoso central.
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.
Quando os médicos querem testar o reflexo patelar de uma pessoa, dão uma leve batida com um martelinho de borracha no joelho dela. Em uma pessoa saudável, espera-se um movimento rápido da perna como resposta.
Nesse caso, o arco reflexo é composto, pois há a participação do neurônio sensitivo, do neurônio associativo, localizado inteiramente na medula espinhal, e do neurônio motor.
a) As formas infectantes ao ser humano são geradas nos caramujos planorbídeos, hos- pedeiros intermediários. O ser humano se contamina pela penetração ativa de larvas cercárias na pele, geralmente em lagoas ou açudes contaminados.