Eles deverão ser construídos em terreno plano, de forma que fiquem próximos uns dos outros, para facilitar o manejo dos peixes e o abastecimento de água. O fundo deve ser bem nivelado no sentido transversal e deve ter um desnível de 20 a 30 cm no sentido do comprimento.
Estrutura - Os tanques devem ser escavados em solo firme, podendo ser de alvenaria, de fibra ou de chapa galvanizada. Instale um monge ou um cotovelo articulado para o escoamento da água pelo fundo do tanque.
Controle o número de peixes no viveiro No tanque escavado, por exemplo, o ideal é ter, no máximo, 50 peixes por metro quadrado. Por isso, é primordial analisar qual tipo de tanque você pretende ter e qual o tamanho, assim, vai ser possível calcular o número ideal de peixes em seu tanque.
No momento da reprodução, faz-se a coleta nos tanques, separando os machos das fêmeas. A instalação do Jomar tem um laboratório onde se faz a reprodução artificial dos lambaris. E entra aqui uma vantagem adicional desse peixinho: é que ele reproduz praticamente o ano todo, exceto os dias muito frios de inverno.
O pesquisador afirma que o ideal é que cada fêmea, com tamanho de 10 a 15 centímetros, produza 2.
Reprodução natural do lambari Já a fêmea é lisa, sem aspereza e cresce rapidamente, atingindo maior tamanho final do que os machos. A fêmea produz muitos óvulos que são soltos na água para serem fecundados pelo sêmen dos machos. Cada uma delas desova várias vezes por ano.
3 anos
Os lambaris não dão muito trabalho com a alimentação, pois são onívoros, ou seja, comem de tudo. Gostam de vegetais, desovas e larvas de outros peixes, insetos, crustáceos, sementes, flores, frutas e algas. Também não dispensam rações balanceadas. O lambari (Astyanax spp.)
Embora possam atingir a maturidade sexual no fim do primeiro ano de vida, o melhor período reprodutivo ocorre entre o segundo e o quinto ano. Uma fêmea de apenas um quilo pode produzir ao redor de 100 mil óvulos e desovar até três vezes durante um mesmo período reprodutivo.
As desovas dependem do clima da região para começarem a ocorrer. Em locais de climas mais quentes, começam em agosto, ao passo que em regiões mais frias, esperam a água atingir mais de 20°C, geralmente ao final de setembro ou até outubro. Podem ocorrer desovas em águas com 18°C, mas isso não é comum.
Para descobrir se seu peixe fêmea está grávida, observe os seus peixes todos os dias para conferir se acontecem mudanças fisiológicas. Quando a fêmea está grávida, desenvolve de 20 a 40 dias uma saliência por baixo do abdômen que indica que está gordinha e grávida, pois os ovos estão se formando em seu interior.
Os machos são mais precoces, podendo alcançar a maturidade antes do primeiro ano de vida (500g a 600g). São menores e o corpo é mais esguio (cabeça e corpo). Já, as fêmeas, possuem cabeça e corpo mais largos principalmente na região do ventre.
Outro queridinho dos aquaristas, o kinguio é mais um que apresenta diferenças bastante sutis entre o peixe fêmea e macho. Começando pelo formato do corpo, em geral, as fêmeas tendem a ser mais largas e arredondadas que os machos.
40 anos
Com essas dicas, o ambiente fica ideal para a carpa crescer rápido, saudável e ter cores mais fortes e definidas.
Nos cultivos semi-intensivos, o tempo necessário para os alevinos atingirem 400 a 450g é de 6 a 7 meses. Nos cultivos intensivos, onde os indivíduos já são estocados com peso médio de 50g, esse tempo é reduzido para 4 meses.