3 A INTERAÇÃO E BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Para que a criança se desenvolva no espaço escolar, é essencial que se garanta e dê oportunidades das trocas entre adultos e a própria criança por meio das brincadeiras, oportunizando a elas o direito de se expressar e desfrutar da curiosidade e da criatividade.
Brincar possibilita a aprendizagem da criança, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. As ações com atividades em grupo possibilitam a interação com as crianças e devem ser criadas e recriadas, sendo importante a utilização da arte associada ao brincar para permitir novos significados.
“Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção..”
Pode se dizer que o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Caracterizando-se. por espontâneo, funcional e satisfatório.
Em um ambiente escolar, a brincadeira favorece a convivência social e a construção de conhecimento, possibilitando ao educando a aquisição de experiências e a vivência da sua realidade.
Uma atividade livre em sala de aula é algo que proporcione diversão para as crianças e que não tenha intervenção de ideias e nem de regras pelo professor, é o brincar livre de acordo com o que cada um quiser, onde professor obsersa as atividades feita pelas crianças e a partir disso desenvolve uma atividade dirigida.
Garantir à criança o brincar ao ar livre é proporcionar uma variedade de situações em que terá a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender com eles. E, dessa forma, a criança chegará à vida adulta mais confiante e resiliente, capaz de lidar com as adversidades da vida.
- Atividade Física: Pega pega, esconde esconde, andar de bicicleta entre tantas outras são brincadeiras que mantém as crianças ativas e estimulam a atividade física, melhorando a saúde e qualidade de vida. -Estimular a relação social: Ao ar livre acontecem brincadeiras em grupos, com amigos.
As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras na natureza colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo. ... As brincadeiras com a terra estimulam a curiosidade infantil. A criança quer investigar e conhecer o interior das coisas, aquilo que se encontra oculto.