Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica.
Sociedade e Cultura dos Maias Existiam camadas sociais como: A camada mais alta era a da família real, dos ocupantes dos principais postos do governo e dos comerciantes. Na segunda camada estavam os servidores do Estado, como os cobradores de impostos, os responsáveis pela defesa e os dirigentes das cerimônias.
Como era a organização social inca? A sociedade inca era hierárquica e rígida: formando uma pirâmide onde o Inca estava à frente, em um império onde havia grandes diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças foram respeitadas por cada um dos habitantes do império e pelas pessoas que constituíam a base social.
Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). ... Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas. Além disso, desenvolveram grandes cidades e tiveram conhecimentos avançados em áreas como a Matemática.
Os Maias foram dizimados pelos europeus, em especial os espanhóis que foram responsáveis por cometer esse genocídio assombroso. Os poucos descendentes que sobreviveram ao massacre conseguiram fugir e se esconder nas florestas. Hoje em dia seus descendentes moram em países como Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras.
Os astecas provavelmente mudaram-se do norte para o centro do México por volta de 1200 d.C. Na nova região, interagiram com as culturas dos povos que já viviam lá, como os toltecas, os maias e os zapotecas. ... Muitos dos índios que hoje vivem na região da Cidade do México são descendentes dos astecas.
Resposta. na região norte do México fundaram Tenochtitlán onde foram atacados e escravizados por espanhóis, ainda hoje na região da Cidade do México vivem indígenas mexicanos descendentes de astecas que falam a língua de seus antepassados mas tem costumes de origem espanhola.
O redescobrimento Uma parte fundamental desta lenda é que, quando os exploradores e conquistadores europeus chegaram à zona maia, encontraram muitos dos assentamentos e antigas cidades abandonados e em ruínas. Isso criou a falsa visão de que o povo maia havia desaparecido sem deixar rastros.
Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
Mas, finalmente, a verdadeira culpada foi encontrada por cientistas alemães: febre entérica – também conhecida como febre tifoide. Causada por uma variedade da bactéria salmonela, a febre tifoide matou 15 milhões de astecas em 5 anos, entre 1545 e 1550 – o correspondente a 80% da população.
O Império Asteca desapareceu depois que a região foi conquistada pelos espanhóis em 1521. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os astecas eram herdeiros dos povos mexicas que migraram e estabeleceram-se no Vale do México por volta de 1325, quando fundaram a cidade de Tenochtitlán.
Resposta. Resposta: Os povos dominados pelos astecas reagiram contra atacando obrigados a fugir os espanhóis se refugiaram em Tlaxcala cidade de seus principais aliados. ... Assim, com a chegada de Colombo, muitos desse povos foram dizimados pelas tropas.