A Química presta uma contribuição essencial à humanidade com alimentos e medicamentos, com roupas e moradia, com energia e matérias-primas, com transportes e comunicações. ... Um mundo sem a ciência Química seria um mundo sem materiais sintéticos, e isso significa sem telefones, sem computadores e sem cinema.
O termo química verde surgiu nos Estados Unidos após a criação da lei nacional de prevenção à poluição. ... Com o objetivo de reduzir a poluição ambiental, a química verde abrange também a redução do consumo de energia, redução de dejetos, toxicidade, do uso de fontes não-renováveis e de matéria-prima.
A Química Verde é um ramo da Química que busca diminuir ou eliminar o uso de substâncias que promovem poluição, bem como recuperar a qualidade do meio ambiente.
O termo Química Verde surgiu da necessidade de auxiliar no combate à poluição gerada por Indústrias, se refere a um projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas.
A química verde está associada ao desenvolvimento de novos medicamentos, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, assim como na saúde humana, por meio de testes mais rigorosos e específicos.
Resposta. Química verde, significa em linhas gerais, uma vertente do conhecimento da química, que estuda e desenvolve métodos que visem diminuir a aplicação de substâncias nocivas ao homem e meio ambiente, com o fim de reduzir e até erradicar certas substâncias.
A química sustentável pode ser caracterizada como a gestão de impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela atividade química no meio ambiente, na qual todas as partes envolvidas se beneficiam e os recursos naturais suprem as necessidades atuais e futuras da humanidade. ...
Vários exemplos podem ser citados: desenvolvimento de catalisadores; eliminação ou substituição de solventes; uso de matérias-primas renováveis; substituição de produtos tóxicos por outros ambientalmente aceitáveis.
Os 12 passos são: Prevenção: Evitar ao máximo pelo estudo das rotas de produção, a formação de subprodutos nocivos; Eficiência: Transformar a maior parte dos reagentes utilizados em produto final. Síntese segura: Estudar sínteses que não formem subprodutos nocivos e que toda sua condução seja segura.
· A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Em geral, a Química é vista como estando contra a economia verde. ... É verdade que a Química, como qualquer outra ciência, pode prejudicar o meio ambiente. Mas isso ocorre se ela for usada de forma errada, sem conhecimento e em excesso.
Resposta. Resposta: Da formula química ao produto acabado, a transformação da matéria pode ter um tempo de produção bem pequeno e deve ter um tempo de utilização maior pois a qualidade do produto acaba a partir do desgaste das peças e não mais pela obsolescência da tecnologia em que foi desenvolvida.
O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras.
Incentivar o desenvolvimento da química é garantir a perpetuação de espécies e de recursos naturais renováveis ou não. A química utilizada de maneira sustentável proporciona harmonia econômica, social e natural do nosso planeta.