A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.
Fibras musculares ou miócitos são as células que constituem os músculos. Podem ter entre 30 a 50 micrómetros de comprimento e possuir um ou mais núcleos.
As fibras musculares são o principal componente responsável pela contração muscular. Existem dois tipos básicos de fibras musculares. Fibras de contração lenta, também chamadas de fibras ST ou Tipo I. As fibras ST têm um tempo de contração lento, mas uma alta resistência à fadiga.
As fibras musculares de contração lenta são mais resistentes devido a sua maior capacidade para produzir energia utilizando o oxigênio. Elas transportam mais oxigênio e possuem maior potencial de produção de energia pela sua composição em relação as fibras de contração rápida.
Na análise histológica, nota-se também a presença de tecido conjuntivo – que se apresenta organizado em três bainhas: epimísio, que circunda todo o músculo; perimísio, que divide o músculo em fascículos; e endomísio, que circunda individualmente cada célula ou fibra muscular.
Verificado por especialistas. O tecido muscular liso ou não estriado. Esse tipo de tecido, o muscular liso, é encontrado em órgãos do sistema digestório e está relacionado aos movimentos peristálticos.
Envoltórios do músculo esquelético – fáscias musculares Cada fibra muscular isolada, cada fascículo e cada músculono seu conjunto, estão revestidos por tecido conjuntivo (fáscia muscular – esqueleto conectival).
O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais. O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração.
As fibras musculares estriadas esqueléticas constituem o músculo estriado esquelético. As fibras são células longas em forma de cilindros que podem chegar a vários centímetros de comprimento. As células são multinucleadas e a posição de seus núcleos é periférica, junto à membrana plasmática.