Funções O lobo occipital está associado à visão Córtex visual primário – A função deste lobo é quase exclusivamente visual. ... Córtex visual de associação – Representado pelo restante lobo occipital, estendendo-se também para o lobo temporal (o que reflecte a importância da visão para a espécie humana).
O lobo occipital é a porção mais posterior do cérebro e está envolvido no processamento de estímulos visuais. Ele repousa no tentório do cerebelo, uma dobra da dura-máter que a separa do cerebelo. O lobo occipital é separado dos lobos parietal e temporal pelos sulcos parieto-occipital e calcarino, respectivamente.
Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. ... Lobo Occipital (se forma na linha imaginária do final do lobo temporal e parietal) - Responsável pelo processamento da informação visual.
Os dois mais importantes são o sulco lateral (ou fissura de Sylvius), que separa o lobo temporal, situado abaixo, dos lobos frontal e parietal, situados acima, e o sulco central (ou sulco de Rolando), que separa os lobos frontal e parietal.
Geralmente, os neuroanatomistas dividem o cérebro em seis regiões principais: o telencéfalo (hemisférios cerebrais), o diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo, cerebelo, ponte e medula. Cada área destas, por sua vez, possui uma estrutura interna complexa.
Tem mais depois da publicidade ;) Os hemisférios são divididos em quatro lobos cerebrais, que apresentam funções específicas. São eles: lobo frontal, temporal, parietal e occipital.
Os dois lados do cérebro Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc. já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade.
O lado direito do cérebro é considerado artístico: relacionado à observação e interpretação do mundo ao nosso redor. É ele quem analisa as situações em geral e oferece uma resposta imediata - ao contrário do lado esquerdo que segue uma série de passos cuidadosos.
Para a maioria das pessoas, o hemisfério esquerdo do cérebro controla as funções verbais incluindo a linguagem, pensamento e a memória de palavras.
O lado direito dominante está relacionado à intuição e à criatividade, o lado esquerdo, com a intelectualidade.
Se você costuma resolver os problemas de forma “lógica”, isso significa que está utilizando mais o lado esquerdo do seu cérebro. Porém, se as suas escolhas são guiadas, na maioria das vezes, pela “emoção”, isso quer dizer que você utiliza mais o lado direito do cérebro.
Quem utiliza mais o lado esquerdo do cérebro tende a se dar melhor com números, raciocínio lógico e contas de uma maneira geral. São pessoas um pouco mais racionais e com potencial de facilidade na resolução de problemas. Você usa mais o lado direito!
Não há nada de errado aqui. O que acontece é que cada hemisfério do cérebro controla o lado oposto do corpo. Por esta razão, se a mão direita é dominante, então o seu lado esquerdo é o que comanda o seu corpo.
Caso não saiba, o lado direito do cérebro é responsável pela emoção, criatividade e sentimentos; já o esquerdo domina a lógica, a razão e o raciocínio. Todos nós precisamos ter os dois lados equilibrados, pois um balanceia o outro. É como um pássaro, que precisa das duas asas para voar.
Os hemisférios são parecidos na forma externa, porém, possuem funções diferenciadas, o hemisfério esquerdo manifesta-se através do raciocínio e se expressa através da linguagem oral, e o hemisfério direito, o faz através da emoção e se expressa apenas através da linguagem visual.