Entre os princípios que norteiam o pacto, estão o sistema de escrita alfabética, capacidades de leitura e de produção de textos, conhecimentos das diferentes áreas, ludicidade, alfabetização e letramento.
Para favorecer o desenvolvimento dos pequenos, vale a pena ensinar a usar as letras em situações reais de leitura e escrita, propiciar momentos de reflexão sobre elas, conversar sobre suas denominações e promover a relação com palavras e partes de palavras conhecidas, como os nomes de amigos e parentes ou os títulos de ...
O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade. Esse é o desafio colocado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), acordo implementado em 2012 entre governo federal, estados, municípios e instituições.
Para acessar o seu certificado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Edições 2013, 2014, 2015, siga as orientações abaixo:
O Programa Alfabetização Solidária manifestava como objetivo reduzir os índices de analfabetismo do país, focalizando nos jovens de 12 a 18 anos. Em 1997, priorizava os municípios com taxas de analfabetismo superiores a 55%: os localizados nas regiões norte e nordeste.
Os ciclos organizam o tempo escolar de acordo com as fases de crescimento do ser humano. Eles podem ser divididos em etapas referentes à primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 9 anos), à pré-adolescência (10 e 11 anos) e à adolescência (12 a 14 anos). Ou ainda em ciclos de dois ou quatro anos.
O ciclo de aprendizagem é visto em geral como uma etapa da escolaridade de pelo menos dois anos escolares, idealmente de três ou quatro. Os alunos que ingressam no ciclo o percorrem juntos, sob a responsabilidade dos mesmos professores.
O atual é o Ciclo 2. Os ciclos nada mais são do que um calendário de dias em que as parcelas são pagas seguindo o mês de nascimento dos beneficiários. Ou seja: cada ciclo começa pagando parcelas para todos os aniversariantes de janeiro, depois todos os de fevereiro e assim por diante.
Já em 28 de agosto iniciou o Ciclo 2 em que foram pagas a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª parcelas a todos os beneficiários aprovados até o momento. O Ciclo 3, que foi de 30 de setembro a 1º de novembro, envolveu o pagamento de parcelas de R$ 600 e também a primeira parcela da extensão do Auxílio.