A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.
1947 – 1991
Guerra Fria, aconteceram muitos fatos marcantes da história. Entre eles, há a Guerra da Coreia, o único confronto militar direto do período da guerra entre os dois grandes blocos econômicos. A Queda do Muro de Berlim, a Corrida Espacial, o Fim da Guerra Fria.
Resposta. Foi a queda do muro de Berlim, a derrocada do ex-império soviético,as crises econômicas de Estados falidos como Cuba e a Coréia do Norte são a prova do fim do modelo socialista.
Com o fim da URSS, o mundo passou a ter somente o capitalismo e o liberalismo como ideologia econômica e política. O fim do regime soviético inaugurou o processo da globalização e da economia de mercado que dominam o planeta atualmente.
A queda da União Soviética e a queda do muro de Berlim , ocorreu a reunificação da Alemanha (Ocidental com Oriental) , a crise nos países socialistas , reformas políticas priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica) instaladas na URSS.
A queda do muro de Berlim simbolizou a reunificação da Alemanha e o fim da Guerra Fria.
Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o ato simbólico que decretou o encerramento de décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares entre o bloco capitalista, comandado por Estados Unidos e o socialista, dirigido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
1991
Depois que a Guerra Fria acabou a tendência foi a redução dos gastos militares, com apenas algumas poucas exceções, em especial os Estados Unidos, mantendo altos orçamentos.
Resposta. Resposta: A guerra fria influenciou a política brasileira do mesmo modo que influenciou a política de uma série de outros países do mundo: forçou governos a tomarem posicionamentos, se alinhando ou aos soviéticos ou aos estadunienses.
Resposta. Acredito que alternativa correta é a B, pois a guerra da Coréia ocorreu devido a pressões para que o país adotasse o socialismo em todo seu território, a guerra do Vietnã ocorreu entre os anos de 1959 a 1975 e a revolução chinesa também tem relação com a guerra fria.
Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) que envolveu países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são: a. Estados Unidos e Japão.
A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.
As principais consequências foram as seguintes: - Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. - Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. - Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.
Os dois países tentavam medir força, buscavam produzir cada vez mais armamentos de destruição em massa, como forma de ameaçar o inimigo. O processo da corrida armamentista resultou também na propagação da tecnologia aeroespacial e o aumento da rivalidade entre EUA (capitalista) e URSS (socialista).
Corrida armamentista é a denominação da prática de nações rivais de acumular e melhorar o desempenho e a quantidade de armas em tempos de paz. Trata-se de um confronto político e ideológico que resulta no incentivo à pesquisa e desenvolvimento de armas, bem como no aperfeiçoamento de táticas militares.
Essa constante "atualização" ficaria conhecida como corrida armamentista. É considerado como ponto inicial desta competição o lançamento pelos americanos, em 1945, das duas bombas atômicas em solo japonês. Quatro anos depois, em 1949, foi a vez da União Soviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear.
Corrida Armamentista é o processo pelo qual um país procura armar-se com o intuito de proteger-se de outro. ... Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua, como ocorreu durante a guerra fria.
Por “Corrida Armamentista” entende-se um fenômeno característico do período da Guerra Fria, que pode ser definido pela concorrência entre as grandes superpotências político-militares da época, Estados Unidos e União Soviética, pela construção do arsenal bélico, ou da arma mais tecnologicamente sofisticada e com mais ...