A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é definida, de acordo com a Conferência de Consenso Européia-Americana,(1) como uma síndrome de insuficiência respiratória de instalação aguda, caracterizada por infiltrado pulmonar bilateral à radiografia de tórax, ...
A osteogênese imperfeita, conhecida popularmente como doença dos ossos de vidro, é uma patologia rara e que tem causa genética, sendo caracterizada principalmente pela fragilidade dos ossos do paciente.
Uma menina de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi diagnosticada como uma das únicas portadoras, no mundo, de deficiência combinada da fosforilação oxidativa 13, causada pela alteração do gene PNPT1. A mutação resulta em uma lesão no cérebro e compromete as funções motoras e cognitivas do portador.
A osteogênese imperfeita, que atinge um em cada 20 mil indivíduos, é uma doença genética rara relacionada à deficiência na produção de colágeno tipo I, o que faz com que o paciente apresente ossos e dentes fracos, quebradiços e, por isso, comumente chamados de ossos de vidro.
Além das fraturas nos ossos e quedas, a perda de massa óssea pode provocar os seguintes sintomas:
Portadores de osteogênese imperfeita podem apresentar diferentes graus de fragilidade óssea que vão desde os mais leves até os muito graves. Além das fraturas sem causa aparente e dos ossos curvados, dois outros sintomas são típicos da doença: branco dos olhos (esclera) azulados e rosto em forma de triângulo.
Como em qualquer problema de saúde, doenças que afetam os ossos e as articulações também podem se agravar, caso não seja feito um diagnóstico precoce e um início rápido do tratamento....Os sinais de alerta para problemas nos ossos
A cintilografia óssea é uma forma de diagnóstico por imagem que avalia funcionalmente os órgãos e não apenas sua morfologia. Para a realização do exame é administrado ao paciente uma injeção intravenosa do radiofármaco 99mTc-MDP (tecnécio), que após algumas horas é atraído pelo tecido ósseo com doença.
O osteossarcoma ou sarcoma osteogênico é o câncer ósseo primário mais frequente e se inicia nas células ósseas. Ele ocorre mais frequentemente em crianças e adultos jovens com idade entre 10 a 30, mas cerca de 10% dos casos ocorre em pessoas entre 60 a 70 anos, sendo mais comum em homens do que em mulheres.