Merchandising supermercado: Explore estratégias de merchandising que impulsionam vendas e aprimoram a jornada de compra. Descubra táticas práticas para otimizar exposição de produtos, criar displays atrativos e cativar os clientes.
Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no PDV que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Este artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Vamos te ensinar o que é merchandising além de te dar dicas de estratégias de merchandising para alavancar o seu negócio.
Merchandising em supermercados refere-se às estratégias e técnicas utilizadas para promover e otimizar a apresentação de produtos nas prateleiras e espaços de exposição dentro de um supermercado.
O foco do merchandising sensorial é criar uma experiência multisensorial para os clientes. Isso inclui não apenas elementos visuais, mas também aspectos como música ambiente, aromas agradáveis, tato e até mesmo o gosto, em alguns casos. A ideia é criar uma atmosfera que envolva os sentidos dos clientes e os leve a se conectar emocionalmente com a loja e os produtos.
Ou seja, pense em qual produto chama mais atenção do consumidor. Qual é o serviço que é mais requisitado? Qual o produto que geralmente é mais comprado por impulso? Qual é a mercadoria que tem maior giro? Qual o produto com melhor custo-benefício?
Personalização e Segmentação: Criar displays ou seções específicas para atender a grupos de clientes com interesses ou necessidades similares, como produtos sem glúten ou orgânicos.
Quando o assunto é merchandising o conhecimento do público precisa ser ampliado para ter informações de padrão de consumo, hábitos de compra e comportamento dos consumidores.
Além de atrair a atenção e aumentar as vendas, o merchandising visa proporcionar uma experiência de compra positiva aos clientes. Uma disposição organizada e lógica dos produtos facilita a navegação, tornando a compra mais conveniente.
Táticas como exibir produtos próximos a caixas registradoras, oferecer promoções sazonais e criar pacotes promocionais incentivam os clientes a adquirir mais produtos, o que resulta em um aumento nas vendas.
Quais são os canais de distribuição mais adequados para o público que você deseja atingir? A resposta dessa pergunta será fundamental para o desenvolver do sell-out. Cada ponto de venda tem suas características e, para cada uma dessas, existe também um perfil de cliente.
Disposição de Produtos: Organizar os produtos de forma lógica e atraente nas prateleiras e áreas de exposição. Itens de alta demanda e produtos relacionados devem ser posicionados em locais de fácil acesso e visibilidade.
Após delimitar metas e um prazo para cumpri-las, lembre-se de mensurá-las constantemente, pois só assim você será capaz de verificar se a estratégia está sendo bem executada. Além disso, ao mensurar os resultados, caso você perceba que a estratégia não é mais relevante para o seu negócio, conseguirá revê-la e modificá-la a tempo, evitando alocar esforços e gastos em algo que não será produtivo.
Por mais que o marketing digital seja forte, ainda não conseguiu explorar a experiência de compra que o merchandising no PDV consegue. É no ponto de vendas que o cliente toma a decisão da compra, mesmo tendo realizado pesquisas na internet anteriormente.
Você já deve ter ouvido falar de PDV alguma vez. ... A sigla PDV quer dizer Ponto de Venda, que também é conhecido como Frente de Caixa. Neste post, iremos detalhar os principais equipamentos que compõem um PDV.
PDV é uma sigla abreviada para ponto de venda. Se você é proprietário de um estabelecimento, como é o caso da farmácia, você tem um PDV de medicamentos, que pode se expandir para itens de perfumaria, cosméticos, nutracêuticos e suplementos, por exemplo.
Os Materiais Institucionais são todos aqueles que informam seus clientes sobre você ou sua empresa. Já os Materiais Promocionais são aqueles de promovem a sua marca ou seus produtos e são utilizados em lançamentos, novidades ou promoções.
Conheça 10 formas criativas de divulgar sua empresa!
Eu explico: é aquele marketing que tem como principal função interagir com o público ao vivo, ou seja, o famoso cara a cara. O grande diferencial desse tipo de estratégia é o enorme engajamento que ela proporciona entre as empresas e as pessoas.
Uma divulgação eficiente deve abranger a maioria dos canais de comunicação, desde que eles sejam adequados à mensagem e ao público que se pretende atingir. Dentro de seu orçamento, elabore a estratégia que faça seu evento alcançar pessoas que se interessariam nele e se espalhar a partir disso.