É uma demonstração que substituiu a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA). Assim, todas as informações que faziam parte da DLPA passaram a compor a DMPL. A DMPL demonstra todas as movimentações ocorridas no patrimônio líquido da organização em determinado período, além da formação de todas as reservas.
Manter um regime contábil de competência é essencial para equilibrar o setor financeiro da organização, seus investimentos e também para assegurar seu crescimento. O objetivo principal desse regime é manter organizadas as finanças da empresa, além de ter uma projeção sobre seu futuro financeiro.
O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.
A "Data de Competência" é o dia em que o serviço foi prestado. É o dia onde a receita ou a despesa ocorreu, não importando a sua data de pagamento ou recebimento. A "Data de Emissão" corresponde ao exato momento em que a NF-e foi emitida. Portanto, essa informação não pode ser editada.
Na maioria das prefeituras é possível emitir uma nota fiscal em um dia (data de emissão) e especificar uma data diferente para o dia em que o serviço foi prestado (data de competência).
Acesse a nota fiscal para que possamos inserir os dados (Menu Principal> Notas Fiscais). Após informar a forma de pagamento, conclua o processo de gerar e emitir a nota, depois verifique se a data de vencimento foi exibida.
No canto superior da tela Dados Adicionais da Nota Fiscal Eletrônica na opção Data e hora de saída, altere para a data desejada ou deixe em branco e clique em gerar. Não é permitido informar uma data de saída inferior a data de emissão da NF-e.
Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar essa informação, basta procurá-la no verso do seu RG.