Principais Aplicações: Embalagens: bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas. Eletrônicos: isolante de fios. Automobilístico: tubos, mangueiras e conexões de recipientes de combustível.
Esse tipo de material oferece alta resistência e durabilidade, além de reduzir os impactos ambientais da cadeia de produção da indústria moveleira. A necessidade de diminuir o consumo de plásticos já chegou também ao varejo. A distribuição de sacolas de papelão ou feitas com bioplásticos vem se tornando mais comum.
Porque é necessário separar os diferentes tipos de plástico: ... A reciclagem de plásticos aborda a diferença de densidade entre eles, sendo que este procedimento é utilizado no processo de separação de polímeros.
Os plásticos biodegradáveis têm a finalidade principal de substituir o plástico convencional em produtos com um alto de risco de acabarem largados no meio ambiente, com as sacolas de uso único, ou utensílios descartáveis.
A vantagem da embalagem biodegradável é que a sua permanência no ambiente é menor do que a permanência das embalagens não biodegradáveis, o que diminui as chances de efeitos nocivos como sufocamentos, entrada na cadeia alimentar, contaminação por disruptores endócrinos, entre outros.