EQST

Qual A Sequncia Correta Do Trajeto Da Urina Desde Sua Formaço At Sua Sada Renal?

Qual é a sequência correta do trajeto da urina desde sua formação até à sua saída renal?

Após sua passagem pelos néfrons, a urina é liberada nos ureteres, que são canais que irão ligar os rins até a bexiga. A urina fica armazenada na bexiga até que haja o estímulo da micção, quando então a urina vai da bexiga até o ambiente externo através da uretra , tanto no homem quanto na mulher.

Como a urina é formada e qual é a sua composição?

Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.

Quais são os elementos que formam a urina?

Composição da urina

  • Eletrólitos tais como o sódio, o potássio, o cálcio, o magnésio e o cloreto.
  • Produtos químicos Nitrogenous tais como a uréia e a creatinina.
  • Vitaminas.
  • Hormonas.
  • Ácidos orgânicos tais como o ácido úrico.
  • Outros compostos orgânicos.

Quais são os componentes da urina?

A urina tem 3 mil componentes Sabe-se que 95% da urina é água, 3% é ureia (composto que surge da quebra de proteínas somado a sódio, creatinina, potássio e cloro), mas há milhares de outros componentes em concentrações pequenas.

Como ocorre a reabsorção tubular proximal e qual a sua importância?

No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. ... Substâncias tóxicas do metabolismo e medicamentos, por exemplo, são excretadas no túbulo proximal.

Como ocorre a reabsorção no Tubulo proximal?

O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, cuja parede é formada por células adaptadas ao transporte ativo. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. ... Ao passar pelo túbulo contorcido distal, que é permeável à água, ocorre reabsorção por osmose para os capilares sanguíneos.

Quais substâncias são reabsorvidas no Tubulo contorcido proximal?

O Túbulo contorcido proximal reabsorve quase toda a glicose filtrada no seu 1/3 inicial. O restante é reabsorvido em segmentos distais. A excreção de glicose na urina ocorre apenas quando a concentração plasmática excede um limiar, geralmente superior a 250mg/dl de sangue.

O que acontece no Tubulo contorcido proximal?

Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida.

Qual a função do túbulo proximal?

O túbulo proximal também regula o equilíbrio ácido-base, reabsorvendo HCO3- e secretando NH4+. ... A principal função do Túbulo Contorcido Distal e do Túbulo Coletor é o controle fino de excreção de sal e água.

Onde fica o túbulo contorcido proximal?

Em anatomia renal, o túbulo proximal é o primeiro segmento dos túbulos renais, originando-se logo após o corpúsculo renal e terminando no ramo fino descendente do túbulo intermediário. É uma estrutura tubular microscópica que faz parte dos túbulos renais, um dos constituintes do nefrónio.

Qual a função do tubo distal?

O túbulo distal desemboca em um ducto ou túbulo coletor de maior calibre e que carrega o filtrado até a pelve renal. No ducto coletor, ocorre a formação da urina a partir do processamento final do filtrado.

Qual é a função do túbulo renal?

O túbulo renal é a porção do néfron que contém o filtrado glomerular, formado através do glomérulo. Após passar através do túbulo renal, o filtrado continua através do sistema de ductos coletores, que não é uma parte do néfron.

Qual é a função do ducto coletor?

As principais funções dos ductos coletores são: Reabsorção de sódio e água; Responsável pela concentração urinária através da ação do hormônio antidiurético; ... Secreção de hidrogênio, contribuindo para a acidificação urinária e manutenção do equilíbrio ácido-básico.

Qual a diferença entre néfrons e cálices?

No parênquima estão as unidades funcionais dos rins - os NÉFRONS. A urina, formada pelos néfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirâmides. Os ductos drenam para estruturas chamadas cálices renais menor e maior.

O que é aparelho Justaglomerular e qual a sua função?

O Aparelho Justaglomerular (AJG) tem como função principal, a regulação do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular. É formado, essencialmente, pela mácula densa, o mesângio extraglomerular e alguns vasos sanguíneos, como as arteríolas aferentes e eferentes.

Qual a função da mácula densa e sua localização?

- As células da mácula densa (localizadas no complexo justaglomerular) são sensíveis ao fluxo tubular e segregam substâncias vasoconstritoras ou vasodilatadoras que atuam na arteríola aferente. meio menos concentrado para um mais concentrado.

Onde são encontradas as células Mesangiais e quais são suas funções?

As células mesangiais são células encontradas no mesângio do corpúsculo renal. Possuem um formato irregular e presença de microfilamentos de actina e miosina em seu citoplasma, dando as essas células, a capacidade de contração.

O que são células Justaglomerulares?

As células justaglomerulares ou células JG ou células granulares, têm como principal função formar renina, assim e ajudar no aumento da pressão arterial, já que ela é fundamental na conversão de angiotensinogênio a angiotensina I.

Onde se localiza o aparelho Justaglomerular?

Aparelho justaglomerular A mácula densa está localizada na parede do túbulo distal, no ponto onde o túbulo entra em contato com o glomérulo. Aqui, o epitélio cúbico regular do túbulo distal aglomera-se e adquire uma forma cilíndrica.