O Brasil é o país do mundo que possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta. É mais que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente.
São quase 35 milhões de brasileiros sem o acesso a este serviço básico¹; Em 2016, 1 em cada 7 mulheres brasileiras não tinha acesso à água. No caso dos homens, 1 em cada 6 não tinham água4; 14,3% das crianças e dos adolescentes não têm acesso à água³.
O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).
Cálculo deve ser feito de acordo com o peso de cada um Ou seja, qualquer pessoa que pese 60 kg deve consumir 2,1 litros de água por dia. Seguindo a mesma lógica, uma outra de 85 kg, por exemplo, precisa tomar 2,8 litros de água diariamente, e assim por diante.
A verdade é que exageros de um modo geral não são saudáveis, inclusive o de água que pode levar a uma condição conhecida como hiponatremia, ou intoxicação por água, que derruba os níveis de sódio no sangue trazendo complicações para a saúde.