Em espanhol, o Pretérito Perfecto é formado com o presente do verbo “haber” e o particípio passado do verbo principal. Empregamos o Pretérito Perfecto quando falamos de um passado recente, ou se usamos expressões temporais que indicam um período de tempo não terminado (hoy, esta semana, este año, etc…).
O pretérito perfeito composto é utilizado para indicar uma ação repetida que ocorreu no passado e que se prolonga até o presente. Ele é formado pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido):
O pretérito indefinido ou pretérito perfecto simple é um tempo verbal do modo indicativo que expressa ações realizadas e concluídas no passado.
Anoche, anteayer, pronto, después, mientras, tempreano, mañana, hoy, aun, todavia, luego, entonces, aún, entretanto. / Ontem à noite, anteontem, em breve, depois, enquanto, cedo, amanhã, hoje, mesmo, ainda, logo, então, ainda, enquanto.
É formado pelo auxiliar HABER conjugado no Presente de Indicativo (he, has, ha, hemos, habéis, han) mais o Particípio do verbo principal (terminado em -ado ou -ido). Exemplo: Esta mañana me he despertado temprano para ir a la escuela.
Los adverbios (os advérbios) são palavras invariáveis utilizadas para modificar os sentidos dos verbos, dos adjetivos ou de outros advérbios. Os advérbios podem indicar afirmação, intensidade, dúvida, lugar, modo, negação, ordem e tempo.
Usos do Pretérito Pluscuamperfecto de Indicativo: » Usa-se para fazer referência a uma ação passada terminada antes de outra ação ou situação também passada. Exemplo. Cuando llegué a casa (2), ya te habías ido (1). » Usualmente serve para explicar os resultados ou consequências de uma ação ou situação passada.