O subdesenvolvimento é um termo elaborado após o término da Segunda Guerra Mundial para designar aqueles países que possuem um baixo índice de riquezas, uma economia enfraquecida, com ausência de fatores estruturais e sociais, além de altos registros de pobreza, concentração de renda e miséria.
A relação que se dá entre colonização e subdesenvolvimento é de causa e consequência. ... Nesta perspectiva, a industrialização tardia de muitas nações é vista como uma consequência do processo de colonização adotado por alguns países colonizadores (como Inglaterra, França e Portugal).
A resposta certa é que os países são subdesenvolvidos por que tem governos ruins, não permitem o comércio com outras nações, delegando seu povo à pobreza, que é um estado natural da humanidade.
Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. ... Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.
O processo de globalização, iniciado na segunda metade do século XX, foi responsável por acelerar os processos de intergração comercial, cultural e econômica entre os países. ... ⇒ Alguns países subdesenvolvidos mantêm uma grande dependência financeira e tecnológica de nações desenvolvidas.
Para os países em desenvolvimento ou os subdesenvolvidos, a globalização significa maior endividamento, perda do controle sobre seus recursos naturais e o poder de barganha no competitivo mercado internacional.
A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. ... Pois a abertura econômica realizada por esses países proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuação.