crossorigin="anonymous">
Você poderá registrar a ocorrência, acessando o site da Polícia Militar, www.policiamilitar.sp.gov.br e clicar em “Cadastro de Ocorrência de Barulho”, porém os pedidos são priorizados em razão da gravidade da situação, como homicídio, roubo, furto, extorsão, sequestro, entre outras.
- Como solicitar? - Pessoalmente: por meio da comunicação do fato nos postos policiais, batalhões de polícia, policiais em viaturas ou equipe policial militar mais próxima. - Por telefone: por meio do número 190.
Confira algumas dicas para solicitar um efetivo da Polícia Militar para o seu evento:
Você pode se tornar um piloto de helicóptero do Águia, e o requisito é ser 2º Tenente ou 1º Tenente do Quadro de Oficias da PM SP e no máximo 10 anos de exercício. Não precisa ter curso prévio de piloto nem ter tantas horas de voo.
Em uma situação que demande o acionamento da polícia, é fundamental saber qual o número mais adequado para o acionamento das instituições da segurança pública. A população conta com dois telefones para o atendimento de ocorrências policiais, o 190, da Polícia Militar, e o 181, da Polícia Civil.
Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como o endereço completo do local da ocorrência e características das pessoas envolvidas.
É possível que você acione o 190 para chamar uma viatura da Polícia Militar (PM). No entanto, o correto seria ligar imediatamente para o telefone 193, que é do Siate (Serviço Integrado de Atendimento de Emergência) – órgão que atende ocorrências em que há pessoas feridas.
Não é preciso ter crédito para realizar esse tipo de chamada e não há custos adicionais. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço que permite o encaminhamento das chamadas de emergência por meio de um roaming entre as ope-radoras é totalmente gratuito.
O que é o Disque Denúncia? Gerido pela Secretaria de Segurança Pública, o 181 é uma central de atendimento a recepção de chamadas telefônicas com denúncias de crimes e delitos que tem como objetivo agilizar o atendimento à população e contribuir para a redução da criminalidade no Estado.
O número indicado é o: (11) 2925 7718. As pessoas que entram em contato com a Rota BR devem prestar atenção ao código DDD 11, de proveniência da região de São Paulo. Se o consumidor ligar de outra região, será cobrada uma tarifa de ligação interurbana.
Para fazer a denúncia, basta acessar ao site www.webdenuncia.org.br, clicar na opção "denuncie agora" e escolher o tipo de crime a ser relatado. As denúncias podem ser feitas por computador, tablets ou celulares com acesso à internet.
Disque 193: Corpo de Bombeiros O Corpo de Bombeiros brasileiro age em casos de incêndio, acidentes com animais, vazamentos de gás, produtos químicos e desastres naturais como enchentes e queimadas.
Quando ligar para o 193: Afogamentos. Acidentes domésticos (queimaduras, intoxicação, explosões e ferimentos em geral). Quedas de plano elevado ou de mesmo nível que resultem em lesões. Busca de pessoas.
O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.
Ligue 197 – Disque Denúncia Além do Disque 197, a denúncia pode ser comunicada por e-mail: [email protected], por WhatsApp (61) ou ainda ser registrada on-line no site https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/197/violencia-contra-mulher. Canais disponíveis 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.
Denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, feitas, especialmente, por meio do Disque 100 e do Ligue 180, agora também poderão ser feitas via WhatsApp. Para receber atendimento ou fazer uma denúncia o cidadão deve enviar uma mensagem para o número 5008.
O telefone 181 funciona 24 horas, todos os dias da semana, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181 , que permite inserir fotos e vídeos.
O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.
Relembrando: a prioridade é chamar SAMU (192) ou Bombeiros (193).
Saiba quando ligar para o número 192 do Samu.
Devido à instabilidade no tridígito 191, número de emergência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão sendo disponibilizados dois números de telefones que ficarão à disposição da sociedade: um número fixo e um número celular.